Inspiração

O que você come: Instituto do Câncer lança site sobre alimentação, nutrição e prevenção

por: Redação Hypeness

Você sabia que uma alimentação inadequada pode ser responsável por até 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento? Ela também contribui com aproximadamente 35% das mortes pela doença. Para alertar para esses números e informar a população sobre como se alimentar de maneira saudável para prevenir o câncer, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) lançou um site voltado para alimentação e nutrição.

Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.”, informa a página. Outro dado apresentado é que cerca de um em cada três casos dos tipos e câncer mais comuns poderiam ser evitados se a população adotasse uma alimentação saudável aliada à prática regular de exercícios.

A plataforma foi desenvolvida pela Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer da instituição e traz informações de pesquisas sobre alimentos que podem causar câncer.

Entre os vilões apontados estão os adoçantes artificiais, como o aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica; alimentos com agrotóxicos; comidas e bebidas com alto teor calórico; consumo excessivo de carne vermelha; carnes processadas, como salsichas, linguiça, bacon e mortadela; excesso de sal e alimentos com conservantes; e uso de suplementos alimentares.

cenoura

Foto via / Foto destaque via

Entre as práticas sugeridas para prevenção ao câncer estão o consumo de alimentos de origem vegetal, de preferência orgânicos; a amamentação, que protege tanto a mãe quanto o bebê; e o cuidado no modo de preparo de carnes, que devem ser preferencialmente consumidas assadas, cozidas ou ensopadas.

Para saber mais, acesse o site e confira informações completas sobre a alimentação na prevenção ao câncer.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco