Debate

O relato desta mulher resume a forma diferente como as pessoas tratam um pai e uma mãe

por: Redação Hypeness

Enquanto a mãe está sempre sujeita a pitacos e críticas enquanto cuida de sua prole, um pai fazendo o mesmo é um alvo para elogios e suspiros de admiração. A desigualdade com que olhamos normalmente os esforços de uma mãe de um pai é um dos mais comuns esconderijos sociais com os quais normalizamos o machismo em um caso evidente de dois pesos e duas medidas – e o post de uma mãe australiana essa semana revela com evidências essa injustiça.

Constance2

Constance Hall, uma blogueira australiana que trata justamente de maternidade em seus escritos, estava em um parque quando uma de suas quatro crianças fez cocô. Constance foi até o banheiro e, na ausência de um trocador adequado, ela levou a bebê para longe, deitou-a na grama e trocou sua fralda.

30 minutos depois uma mulher se aproximou e me disse, ‘Eu vi você trocando a fralda de sua filha. Da próxima vez, por favor use o trocador’. Eu disse que não havia nenhum. Ela disse ‘Há sim, no banheiro para deficientes, na outra esquina’. Eu disse ‘Legal, ela provavelmente não vai fazer outro cocô pelas próximas 6 horas, mas agirei corretamente’. Eu me senti uma perdedora. O mundo seguiu em frente”, escreveu Constance.

 Constance1

A blogueira conta que, na semana seguinte, foi seu marido quem realizou a mesma cena, trocando a fralda de sua filha na grama – pelo qual ele foi imediatamente elogiado por um grupo de mulheres que passavam. “Estou acostumada a ser criticada por tarefas que meu marido é elogiado (…). Assim é nossa sociedade, nós pressionamos as mulheres a serem perfeitas enquanto colocamos nenhuma expectativa para os homens serem pais. (…) Não estou dizendo para não elogiarmos [os homens]. Bill é um bom pai, devemos celebrar isso. Mas vamos elogiar umas às outras também”, ela diz.

Constance3

As reações nos comentários do post, que já foi compartilhado em torno de 5 mil vezes, foram de identificação total. É preciso muito pouco para se criticar uma mãe cuidando de seu filho ou filha, mas menos ainda para se elogiar um pai em ação – e as mães merecem aplausos.

Todas as fotos: Reprodução Facebook 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nego Ney e outros famosos de até 13 anos terão contas apagadas do Instagram