Kate Richardson-Walsh e Helen Richardson-Walsh, jogadoras do time feminino de hóquei de grama da Grã-Bretanha, vieram aos Jogos do Rio para fazer história. Mas não necessariamente no pódio. É que elas são o primeiro par casado no papel a competir junto pelo mesmo time.
A dupla, que já participou juntas de outras quatro edições dos jogos, começou a namorar em 2008, após Kate terminar um namoro com Brett Garrard, então capitão do time masculino de hóquei, e assumir sua homossexualidade.

Portanto, nas Olimpíadas de Londres, quando jogaram em casa, Kate e Helen já eram um casal, mas ainda não perante a lei, já que a Rainha tornou o casamento gay legal por lá somente em 2013. Três meses depois, elas deram início aos trâmites para se casarem também no papel. “Nossas famílias e amigos foram muito compreensivos, favoráveis e gentis”, disse Kate.
A atleta, que também é a capitã do time, está com 36 anos e diz que essa pode ser sua última Olimpíada. Ela espera que tenham aberto um precedente, e que muitos outros casais gays disputem os Jogos Olímpicos no futuro.

Por ser a capitã, Kate já declarou que é um pouco difícil dar as ordens no time para sua própria esposa. Mas Helen diz não ligar para a situação, que vê como um verdadeiro privilégio, já que tem a chance de competir ao lado de sua parceira não só profissional, mas pessoal também.

“Pra mim é natural. Quando estou lá dentro entendo o papel de cada uma e respeito completamente a liderança de Kate. Ali tenho que me preocupar com meu jogo e ela com o dela e esse papel no time. É cada uma com suas funções fazendo o melhor pra que o time vença”, contou Helen ao UOL.

Imagens © Getty/TMG/EPA
*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.