Debate

Um experimento secreto da CIA com LSD foi um dos fatos reais que inspirou Stranger Things

por: Gabriela Alberti

Stranger Things chama atenção por vários motivos. Trilha sonora espetacular, referências nostálgicas, atuação incrível dos atores mirins, bela fotografia, enfim, poderia ficar apor horas falando sobre isso. Mas hoje quero falar sobre o projeto secreto da CIA que está por trás da história vivida pela jovem Eleven.

Conhecido como MKUltra, o polêmico experimento teve início nos anos 1950, em plena Guerra Fria, e seu principal objetivo era descobrir uma forma de dominar a mente humana através de drogas psicodélicas, na sua maioria LSD.

Polêmico e cercado de teorias de conspiração, o projeto foi encerrado oficialmente em 1972, apesar de boatos revelarem que na verdade ele está ativo até hoje, e deixou pelo menos uma vítima conhecida. O cientista americano Frank Olson “se jogou pela janela do décimo andar” de um hotel em NYC, após apresentar uma mudança brusca de comportamento. Curiosamente, uma semana antes do incidente, Olson havia se reunido com Sidney Gottlieb, chefe do MKUltra.

2457

Muitos afirmam que foram usadas também diversas outras cobaias, voluntárias e involuntárias, entre elas homens, mulheres, idosos e crianças. Os métodos de experimentação utilizados eram os mais variados, e bem semelhantes aos que vemos Eleven ser submetida na série dos irmãos Duffer. Administração de drogas e químicos, hipnose, privação sensorial, isolamento, abusos verbais e sexuais, além de uma variedade de outras formas de tortura. Assustador, não?

Imagem © PF1

Publicidade


Gabriela Alberti
Aquariana, curitibana, canhota e (só um pouco) teimosa. Curiosa desde o berço, tô sempre em busca de novidades, da senha do wi-fi, de novas séries para virar o fim de semana e de passagens promocionais para, quem sabe um dia, dar a volta ao mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Soco nos terraplanistas’: Globo prova que Terra é redonda e internet celebra