Sustentabilidade

Vem aí a primeira prova de natação no Rio Pinheiros, em São Paulo 

por: Brunella Nunes

Já não é novidade que São Paulo está numa corrida contra o tempo para recuperar sua essência. Dominada por muitos prédios, indústrias, carros e caos, pouco a pouco está se direcionando ao lazer e a maior qualidade de vida da população. Assim, eis que surge um momento histórico e muito esperado: a primeira prova de natação do Rio Pinheiros.

Com 25 km de extensão, o canal nasce do encontro do rio Guarapiranga com o rio Grande e fica às margens de uma das principais vias de tráfego da cidade, a Marginal Pinheiros. Até meados de 1970 era alvo de pesca e utilizado para banho, o que parece surreal nos dias de hoje. Isso porque a partir de 1980 a poluição foi tão intensa em suas águas e entornos que atualmente chega a ser composto de 40% de esgoto.

Virada Sustentavel (5)

Eis que uma campanha com o nadador Fernando Scherer, o Xuxa, tem circulado pela cidade e tem deixando todos no mínimo curiosos. Ele propõe a primeira prova de natação no rio Pinheiros após mais de 30 anos de inatividade em seu fluxo:

Seria lindo se fosse verdade, não? Mas, lamentamos informar que o rio está morto, sem oxigênio e sem condições de provas do gênero, que tanto nos motivaram durante os jogos olímpicos. A prova é fictícia e a campanha, assinada pela agência Menta, é uma pegadinha do bem, para divulgar um dos eventos mais bacanas da cidade: a Virada Sustentável.

A 6ª edição do festival de mobilização acontece entre os dias 25 e 28 de agosto com foco na educação para a sustentabilidade, envolvendo cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Durante os quatro dias são realizadas uma série de atividades em São Paulo.

Virada Sustentavel (3)

Em 2016, o evento traz como tema central os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma agenda de desenvolvimento apresentada de modo a definir novos caminhos que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares. Em forma de metas, essa agenda tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, até 2030. Confira a programação completa no site oficial e enxergue novas possibilidades para a cidade.

Em sua primeira edição, em 2011, reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atividades gratuitas distribuídas em 78 espaços. Desde então, a Virada Sustentável vem se democratizando, realizando edições em cidades como Manaus e Porto Alegre. Em agosto de 2015, a Virada Sustentável reuniu cerca de 1,1 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por 138 lugares da capital Paulista e da Grande São Paulo.

Virada Sustentavel (2)

Virada Sustentavel (1)

Imagens: divulgação
Foto do topo: © Felipe Argonez

Foto da home: © Gastão Guedes

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Extinction Rebellion: os ativistas ‘sangue nozóio’ dispostos a parar a Europa para combater mudanças climáticas