Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Arte e tecnologia andam juntas há muito tempo. Se desenvolvendo lado a lado, estas duas áreas do conhecimento são capazes de se complementar e transformar – e muitos artistas já perceberam o potencial dessa combinação imbatível. Para eles, nem o céu é o limite.
Nós aproveitamos que a Samsung Conecta está tomando conta das ruas de São Paulo e listamos alguns destes artistas que você precisa conhecer – e que deram as caras no festival. Espia só quem são eles:
Artista multimídia uruguaio radicado em São Paulo, Fernando Velásquez apoia suas criações na tecnologia e em diferentes mídias, como desenho, pintura, fotografia e vídeos. Entre as constantes na sua obra estão questões relacionadas ao cotidiano contemporâneo e à construção da identidade.
Foto via
Já falamos sobre o trabalho de Muti Randolph aqui e a verdade é que ele continua inovando sempre. O artista é um dos pioneiros em computer art no Brasil e trabalha com arte virtual além de instalações em 3D, explorando relações de tempo e espaço em suas obras.
Foto via
Artista e VJ, Leandro é de Santa Catarina, onde começou a pesquisar sobre performances audiovisuais em 2003. Desde então, já arrecadou diversas premiações como VJ. Ele é conhecido como VJ Vigas e já é considerado um dos maiores nomes do videomapping do Brasil.
Foto: Divulgação
Um dos pioneiros na arte digital e holográfica no Brasil, o artista Eduardo Kac se tornou a primeira pessoa a ter um microchip implantado no corpo em 1997 como parte de sua obra Cápsula do Tempo. Desde então, realizou diversas experiências polêmicas no campo da bioarte.
Foto via
Publicitária e VJ, Juli trabalha com arte visual há nove anos, sempre experimentando novas tecnologias, como vídeo mapping, hologramas e tagtool (a arte de fazer desenhos e animações em tempo real).
Foto: Reprodução Facebook
Laura já participou de diversos festivais de arte eletrônica em cidades como Budapeste, Geneva, Bogotá e Barcelona. Hoje em dia, ela se dedica a trabalhar com vídeo mapping ao vivo e intervenções em espaços públicos, como a da foto abaixo.
Foto via
Luciana trabalhou durante nove anos na MTV Brasil. Foi em 2011 que decidiu criar o estúdio Volante, com o qual desenvolve projetos de música arte e fotografia até hoje.
O duo de artistas multimídia transita entre a música e as artes visuais. Enquanto Maunto costuma trabalhar com conteúdo em video mapping para shows, Marina tem entre suas principais características a experimentação e ressignificação de objetos em sua arte.
Foto via
Foto via
Sempre ávido por novidades, Francisco é doutor em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília. Fundador do coletivo LATE!, ele investiga as áreas de arte computacional e inteligência artificial.
Foto via
Com foco na construção de espaços, Rachel usa conceitos de arquitetura mesclados a meios eletrônicos para construir instalações interativas, tendo desenvolvido projetos em diversos museus pelo mundo.
Foto via
O trio de artistas se uniu para criar a obra Xote Digital, que reage de acordo com o gingado dos participantes. Sandro é professor e artista digital, Fernando é um artista multidisciplinar que utiliza a tecnologia como meio de expressão, e Rafael é um artista gráfico que adora ultrapassar o limite entre o espaço e a arte.
Foto via
Formada em psicologia e fotógrafa de moda e comportamento, Bia produz intervenções artísticas que aliam arte de rua e fotografia.
Foto: Reprodução Facebook
A carreira de Alberto como artista visual começou lá nos anos 80, quando explorava os visuais criados pela mistura das imagens de computadores 8bits da época com VHS players. Hoje, ele continua explorando as fronteiras entre arte e tecnologia como ninguém.
Foto via
Henrique trabalha com a área audiovisual desde 2004, tendo participado de festivais de vídeo em vários países. Hoje alia as carreiras de músico, curador e artista digital.
Foto: Reprodução
A dupla de artistas trabalhou junta na criação da obra Museu dos Invisíveis. Giselle cria intervenções em espaços públicos, projetos em rede e aplicativos móveis, enquanto Lucas produz vídeos, filmes, instalações, performances audiovisuais e projetos interativos, tendo exposto seus trabalhos em mais de 40 países.
Foto: Reprodução Facebook
Foto via
Todos esses artistas estão participando da Samsung Conecta, levando mais arte e tecnologia para a capital paulista. Alguns deles estarão presentes durante a programação que irá tomar conta da Cinemateca no dia 15 de outubro. Por lá, o público poderá conferir projeções de obras visuais, além de muita música com a banda Finger Fingerrr e a presença de Djs e Vjs renomados animando o espaço.
Acesse samsungconecta.com.br e saiba mais.
Publicidade
A luta pela legalização do aborto no Brasil ganha novo capítulo e, a depender do desfecho, pode significar um...
Negro, pobre, marginalizado, alcoólatra, interno de hospícios – e um gênio. Um dos mais importantes escritores da...
Para comemorar os 40 anos do surgimento do movimento punk, o governo inglês e a rainha em pessoa declararam que 2016...
Sente-se confortavelmente e apoie as mãos no joelho. Sinta seus pés tocarem o chão. Perceba o peso das pernas....
Um áudio supostamente atribuído ao rapper Mano Brown inundou perfis do WhatsApp. Gravado pelo designer gráfico Marko...
Em Todmorden, a alimentação saudável é mais do que barata, ela pode ser gratuita. Mas isso nem sempre foi...
O petróleo instaurou o caos na costa brasileira. Mais de 2 mil quilômetros da costa do Nordeste foram atingidos pelo...
Foi em 2015 que um grande amigo apresentou a mim aquele que se tornaria um dos meus filmes preferidos. O italiano...
"Aqua, Cocamidopropyl betaine, PEG-80 Sorbitan Laurate, Sodium Trideceth Sulfate, Sodium Benzoate, Citric...