Matéria Especial Hypeness

15 artistas que, usando a criatividade e a tecnologia, provam que na arte nem o céu é um limite

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

Arte e tecnologia andam juntas há muito tempo. Se desenvolvendo lado a lado, estas duas áreas do conhecimento são capazes de se complementar e transformar – e muitos artistas já perceberam o potencial dessa combinação imbatível. Para eles, nem o céu é o limite.

Nós aproveitamos que a Samsung Conecta está tomando conta das ruas de São Paulo e listamos alguns destes artistas que você precisa conhecer – e que deram as caras no festival. Espia só quem são eles:

1. Fernando Velásquez

Artista multimídia uruguaio radicado em São Paulo, Fernando Velásquez apoia suas criações na tecnologia e em diferentes mídias, como desenho, pintura, fotografia e vídeos. Entre as constantes na sua obra estão questões relacionadas ao cotidiano contemporâneo e à construção da identidade.

artistas1

Foto via

2. Muti Randolph

Já falamos sobre o trabalho de Muti Randolph aqui e a verdade é que ele continua inovando sempre. O artista é um dos pioneiros em computer art no Brasil e trabalha com arte virtual além de instalações em 3D, explorando relações de tempo e espaço em suas obras.

artistas2

Foto via

3. Leandro Mendes

Artista e VJ, Leandro é de Santa Catarina, onde começou a pesquisar sobre performances audiovisuais em 2003. Desde então, já arrecadou diversas premiações como VJ. Ele é conhecido como VJ Vigas e já é considerado um dos maiores nomes do videomapping do Brasil.

artistas3

Foto: Divulgação

4. Eduardo Kac

Um dos pioneiros na arte digital e holográfica no Brasil, o artista Eduardo Kac se tornou a primeira pessoa a ter um microchip implantado no corpo em 1997 como parte de sua obra Cápsula do Tempo. Desde então, realizou diversas experiências polêmicas no campo da bioarte.

artistas4

Foto via

5. Juli Flinker

Publicitária e VJ, Juli trabalha com arte visual há nove anos, sempre experimentando novas tecnologias, como vídeo mapping, hologramas e tagtool (a arte de fazer desenhos e animações em tempo real).

artistas5

Foto: Reprodução Facebook

6. Laura Ramirez – Optika

Laura já participou de diversos festivais de arte eletrônica em cidades como Budapeste, Geneva, Bogotá e Barcelona. Hoje em dia, ela se dedica a trabalhar com vídeo mapping ao vivo e intervenções em espaços públicos, como a da foto abaixo.

artistas6

Foto via

7. Luciana Nunes

Luciana trabalhou durante nove anos na MTV Brasil. Foi em 2011 que decidiu criar o estúdio Volante, com o qual desenvolve projetos de música arte e fotografia até hoje.

luciananunes

8. Maunto Nasci e Marina Rebouças

O duo de artistas multimídia transita entre a música e as artes visuais. Enquanto Maunto costuma trabalhar com conteúdo em video mapping para shows, Marina tem entre suas principais características a experimentação e ressignificação de objetos em sua arte.

artistas8

Foto via

artistas9

Foto via

9. Francisco Barreto

Sempre ávido por novidades, Francisco é doutor em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília. Fundador do coletivo LATE!, ele investiga as áreas de arte computacional e inteligência artificial.

artistas10

Foto via

10. Rachel Rosalen

Com foco na construção de espaços, Rachel usa conceitos de arquitetura mesclados a meios eletrônicos para construir instalações interativas, tendo desenvolvido projetos em diversos museus pelo mundo.

artistas11

Foto via

11. Sandro Miccoli, Fernando Mendes e Rafael Cançado

O trio de artistas se uniu para criar a obra Xote Digital, que reage de acordo com o gingado dos participantes. Sandro é professor e artista digital, Fernando é um artista multidisciplinar que utiliza a tecnologia como meio de expressão, e Rafael é um artista  gráfico que adora ultrapassar o limite entre o espaço e a arte.

artistas12

Foto via

12. Bia Ferrer

Formada em psicologia e fotógrafa de moda e comportamento, Bia produz intervenções artísticas que aliam arte de rua e fotografia.

artistas13

Foto: Reprodução Facebook

13. Alberto Zanella

A carreira de Alberto como artista visual começou lá nos anos 80, quando explorava os visuais criados pela mistura das imagens de computadores 8bits da época com VHS players. Hoje, ele continua explorando as fronteiras entre arte e tecnologia como ninguém.

artistas14

Foto via

14. Henrique Roscoe

Henrique trabalha com a área audiovisual desde 2004, tendo participado de festivais de vídeo em vários países. Hoje alia as carreiras de músico, curador e artista digital.

vjs at Saturday_The Event

Foto: Reprodução

15. Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi

A dupla de artistas trabalhou junta na criação da obra Museu dos Invisíveis. Giselle cria intervenções em espaços públicos, projetos em rede e aplicativos móveis, enquanto Lucas produz vídeos, filmes, instalações, performances audiovisuais e projetos interativos, tendo exposto seus trabalhos em mais de 40 países.

artistas16

Foto: Reprodução Facebook

artistas17

Foto via

Todos esses artistas estão participando da Samsung Conecta, levando mais arte e tecnologia para a capital paulista. Alguns deles estarão presentes durante a programação que irá tomar conta da Cinemateca no dia 15 de outubro. Por lá, o público poderá conferir projeções de obras visuais, além de muita música com a banda Finger Fingerrr e a presença de Djs e Vjs renomados animando o espaço.

Acesse samsungconecta.com.br e saiba mais.

artigo_patrocinado

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Lee ‘Scratch’ Perry: por que o gênio que lançou Bob Marley continua sendo pioneiro até hoje