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Sabia que em 10 anos o uso de bicicleta dobrou no Brasil? A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) lançou um relatório neste ano que aponta um aumento significativo do uso de bike como transporte, que subiu de 1,2 bilhão de viagens anuais em 2003 para 2,6 bilhões em 2014. Pensando nisso, nada melhor do que continuar incentivando seu uso com o nosso guia que reúne 18 paradas obrigatórias para ciclistas em São Paulo.
Somente na capital paulista houve um aumento de 66% no número de ciclistas entre 2015 e 2016. O aumento das ciclofaixas e ciclorrotas facilita o acesso da população à bicicleta, seja para atividades rotineiras ou atividades de lazer do fim de semana. Independente das polêmicas e das controvérsias malucas que envolve, as ciclovias são um caminho sem volta e já conquistam seu espaço nas principais vias públicas de Sampa. Vale lembrar que as cidades são para pessoas e não para carros.
Entre algumas iniciativas bacanas que têm surgido para ajudar a galera do pedal está o Bike It, um site e app que mapeia e avalia estabelecimentos bikefriendly em SP. Outra proposta bem legal é a da Bike Anjo, uma plataforma que conecta ciclistas experientes e iniciantes, com o intuito de promover o meio de transporte. Nela você oferece ou encontra ajuda para aprender e praticar suas pedaladas, recomendações de rotas, acompanhamento no trânsito, etc.
Para ajudar quem anda de bike, a Seleção Hypeness de hoje reúne espaços para atender quem pedala e quem deseja pedalar, que seguem propostas que vão além de um simples comércio. Tenha em mãos também o mapa da ciclofaixa de Lazer paulistana que está aqui.
Este é, sem dúvidas, um dos projetos mais legais da cidade. A Oficina Mão na Roda tem ponto fixo dentro do Centro Cultural São Paulo e também circula pela Vila Madalena para oferecer auxílio gratuito para quem deseja consertar sua bike ou apenas dar um trato mesmo. É movida por doações e organizada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo – Ciclocidade. O coletivo é aberto a quem desejar participar e incentivar a autonomia de outros ciclistas.
Funcionando como oficina e bar, o Las Magrelas é feito por quem é especialista nas bikes, oferecendo conserto, balcão com ferramentas (para quem deseja por a mão na massa), venda de peças, roupas, acessórios e da bicicleta propriamente dita. Além disso tem um bar com cervejas artesanais e promove feira de trocas de peças usadas, entre outras coisinhas.
O espaço dedicado aos ciclistas oferece chuveiro quente, vestiários com armários e toalhas limpas, estacionamento para bikes e serviços mecânicos. Além disso, tem uma cafeteria com um dos combos de café da manhã mais baratos da cidade, custando entre R$ 5 e R$ 19. Quem for até o local de bike, skate, patins e transportes ativos ganha 5% de desconto nos itens do menu. Você ainda pode colaborar com o projeto Café Pendente, deixando uma bebida paga para um desconhecido num ato de gentileza.
Bike-friendly e com uma ciclofaixa bem na porta, o King of the Fork – KOF – tem preços justos e cardápio bem servido, unido ao ambiente gostoso. No fundo da casa, uma mesa grande ao ar livre torna o cafezinho da tarde ainda mais gostoso. Entre as novidades, tem o Affogato crocante, composto por uma bola de sorvete mergulhada no espresso e farelos de cookie.
O espaço na Vila Mariana reúne mecânica, loja, espaço para coworking e café. Também oferece serviços de banho e organiza palestras, participa de eventos, ciclismo de longa distância e cicloturismo. O menu conta com salgados e doces veganos, além dos tradicionais.
O Bike Café é um microlote de cafés, da variedade Catuaí Vermelho, provenientes da Fazenda Santa Clara (Guaxupé Sul de Minas Gerais), que se transformou em cafeteria itinerante. A bike circula por eventos e pelas ruas de São Paulo com o intuito de mudar (para melhor) a relação das pessoas com a cidade em que vivem e com o café que tomam. A pausa para um cafezinho pode estar literalmente logo na esquina, caso você encontre com eles.
A bordo de uma bicicleta, Elisa e Juliana seguem pelas ruas da cidade servindo café coado feito com os grãos da Martins Café. Além de um copo quentinho da bebida, também preparam versões geladas e drinks com cafeína. A agenda de onde a dupla se encontra pode ser acompanhada pelo Facebook.
Surgindo junto com o Las Magrelas, oGangorra é um atualmente espaço de trabalho dentro do Lemni Café (onde vc não paga pelo que consome, mas pelo tempo que fica; antes era o espaço do Preto Café), focado em articulação de rede e consultoria que concentra empresas e iniciativas com foco em mobilidade urbana e qualidade de vida na cidade de SP. Faz alguns happy hours com debates relacionados ao uso da bicicleta e cursos, como a formação de Bike Anjos. Vale a pena acompanhar.
Este não é bem um endereço fixo na cidade, mas uma ONG importante para os ciclistas. O CicloBR desenvolve projetos em mobilidade e participa ativamente de eventos pela cidade, levando atividades como oficina de bike para mulheres, oficinas para crianças, além de loja com produtos da marca e bicicletário. O objetivo do grupo é fomentar o uso da magrela como transporte, lazer, turismo e esporte. Acompanhe a agenda pelo site oficial.
Ponto de encontro dos ciclistas, a praça na Av. Paulista é palco para reuniões, eventos, manifestações e saídas de grupos que se reúnem para pedalar. Em junho de 2016 aconteceu até uma festa junina para celebrar um ano de ciclovia na avenida com direito a quadrilha, fogueira e até pedido de casamento. A galera costuma esticar as atividades da praça até a Praça dos Arcos, que fica a poucos metros dali e conta com bicicletário.
Quando o Velorama abriu as portas, nós estávamos lá. A praça é um agradável espaço multicultural o para ciclistas e simpatizantes, com mesas para quem quer trabalhar ou ficar de bobeira, loja de acessórios para bike, bar, aluguel de bicicletas elétricas e banheiros. Também recebe festas e eventos aos fins de semana, geralmente abertos ao público. Na hora da fome, sempre tem um food truck, food bike ou alguma barraquinha de comida na porta.
Próximo ao Ibirapuera, em Moema, está o Parque das Bicicletas, um bom espaço para crianças e iniciantes nos pedais. Com 20 mil m², abriga ciclistas mas também tem espaço de sobra para patins, skate, patinete e para quem deseja caminhar e se exercitar na academia ao ar livre. Tem ciclovia que leva até o parque também, facilitando a vida dos ciclistas.
Passando por obras de melhorias, o Bike Park da Vila Olímpia é um centro esportivo e educacional de 7 mil m² que abriga ciclistas de BMX e dirt jump. São duas pistas ao ar livre para cada modalidade, além de uma pista de bike e uma de skate. Oferece aulas para crianças e aluga o espaço.
Endereço ainda novo na cidade, o parque foi visitado pelo Hypeness no mês de abril. O Centro de Esportes Radicais é um dos maiores da América Latina e reúne várias atrações para quem curte adrenalina. Além de contar com uma ciclovia que passa por todo o parque, tem circuito para BMX, skate e patins, ideal para quem quer pegar velocidade e passar por obstáculos.
A loja oferece bicicletas, peças e acessórios específicos para o ciclista urbano. Além de produtos, faz customização de bikes (e food bikes), tem uma oficina mecânica, cerveja gelada – com direito até a brassagem feita no local – e salgados. Ou seja, a pausa para uma simples manutenção pode se prolongar por horas…
A loja de bike e café na região do Brooklin que procura atender o biker por completo. Além de vender bicicletas e peças, abriga um café, serve almoço, conta com duchas e mecânica. Além disso, organiza passeios, eventos e happy hour com música às sextas-feiras, onde o foco é o público apaixonado pela magrela.
Este é mais um misto de loja e café para ciclistas, servindo não apenas comidinhas, mas também almoço. Localizado no bairro Santa Cecília, vende bikes colecionáveis, peças, roupas, acessórios e conta com uma oficina.
Utilizar a bike é também incentivar seu uso. A floricultura A Bela do Dia distribui flores assim, a bordo da magrela. Os arranjos são lindos e estão disponíveis na loja física, que fica na Vila Madalena. As entregas são feitas de bicicleta, que carrega uma cestinha florida pelas ruas de São Paulo.
Todas as fotos: divulgação
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