Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se há uma coisa incontestavelmente abundante na cidade do Rio de Janeiro, é a luz do sol. Por isso, é literalmente natural que a cidade passe cada vez mais a utilizar a energia solar fotovoltaica para abastecer o consumo elétrico carioca. E para isso há uma boa notícia: um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, o bondinho do Pão de Açúcar, já conta com projetos sustentáveis de eficiência energética e, nos próximos anos, desenvolverá novas iniciativas para o Morro do Pão de Açucar e da Urca, por onde viaja o bondinho.
Já hoje existem 42 placas solares instaladas no local, gerando energia para o Morro da Urca a partir da radiação solar. Um dos conjuntos fotovoltaicos fica responsável pelo aquecimento da água dos restaurantes do local. O processo é continuo, ao longo de qualquer dia – inclusive dias nublados e com pouca incidência de luz solar.
O uso de tais placas já representa uma economia mensal de 2 MWh no consumo de energia do complexo turístico – o equivalente ao consumo de 10 famílias brasileiras – e, segundo a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açucar, que administra o bondinho, a ideia é expandir ainda mais o uso de energia solar. Por mais que ainda represente uma melhora pequena na realidade do consumo de energia na cidade, é um alívio para os cariocas ver o Rio cumprir, pelo menos um pouco, sua vocação natural para ser de fato – e não só na música e no imaginário – uma cidade maravilhosa.
© fotos: divulgação
Publicidade
Esta é uma história que mostra como as boas ideias - e a música - podem mudar a vida das pessoas. Em Cateura, uma...
A bengala é uma das formas que os deficientes visuais encontram para perceber o mundo e para se locomover com mais...
Quer algo mais prático e sustentável que andar por aí de bike? A Solar Bike é uma bicicleta elétrica que ajuda...
A família Simpson atingiu uma nova marca: 600 episódios desde que a série estreou, em dezembro de 1989. São 28...
Os testes de medicamentos e cosméticos feitos em animais podem estar com os dias contados. Uma startup norte-americana...
A impressão em 3D continua impressionando em seus primeiros anos de vida. Dessa vez, é graças a ela que um garoto de...
Para a maioria de nós, ficar de pé e caminhar são gestos tão básicos que não conseguimos sequer imaginar como a...
Estamos acostumados a ver exposições de cachorros por aí, onde seus donos levam os bichinhos que, algumas vezes,...
Apesar do friozinho, a semana está à todo vapor. Enquanto o Rio de Janeiro sedia o lançamento do livro...