Na época dos nossos pais e avós, o hábito de ir à pé para a escola era muito comum. Hoje, em algumas regiões do país você ainda vê crianças e adolescentes indo sozinhos para a aula, mas nas grandes cidades, todos temos ciência de que é inviável deixar uma criança andar sozinha pela rua.
Para ajudar a solucionar este problema, a professora Carolina Padilha, de um colégio na região central de São Paulo, resolveu criar um projeto inovador. É o Carona a Pé, onde crianças, acompanhadas por dois adultos (um no início e outro no fim da fila), vão caminhando juntas para a aula.


A primeira rota começou a funcionar em julho de 2015, e contou com grande adesão de pais e filhos. Uma mãe ajudou com o site, outra com o termo de consentimento dos pais, e até as crianças deram sugestões, como a criação de pontos de encontro para quem mora mais longe poder participar.

Hoje, o Carona a Pé é um sucesso, e conta com a participação de 80 crianças e 24 pais e professores, além de ter 8 rotas diferentes. E após a divulgação da iniciativa na internet, pais de outras escolas a procuraram para replicar o projeto.


Uma inteligente forma de melhorar o trânsito, colaborar com o meio ambiente, fazer exercícios e proporcionar uma nova e diferente experiência aos alunos! Fica a dica para você levar a ideia para a sua cidade também.
Imagens © Karime Xavier/Folha Press e Reprodução Facebook