Sustentabilidade

‘Casinha do amô’: família foge dos padrões sociais e decide bioconstruir sua própria casa – e o resultado é lindo

por: Redação Hypeness

Em 2013, Manu e Hugo largaram uma vida de consumismo para buscar uma relação de maior contato com a natureza e consigo mesmos. Eles levaram os filhos Tomé e Nina, que ainda estava na barriga, para viver essa aventura ao seu lado.

Saindo de Lagoa Santa (MG), eles foram viver na Chapada Diamantina (BA), produzindo seu próprio alimento em uma horta orgânica e permitindo que os filhos tivessem mais contato com a natureza. Depois de curtir essa vida por algum tempo, eles decidiram dar um novo passo nessa jornada: construir a própria casa, de maneira totalmente sustentável.

casa1

A construção está sendo feita em Serra Grande (BA) com cob, um material sustentável feito de barro, areia e palha. A futura moradia já ganhou até nome: Casinha do Amô. E é com a ajuda de muito amor e mais de 150 voluntários que ela está ganhando forma, com tudo o que tem direito, incluindo teto verde, tratamento de água e energia solar.

casa2

São pessoas que nunca vimos na vida, que vem ajudar de coração a construir nossa casa verde“, contam eles. Para ajudar no projeto, a família também criou uma vaquinha online, onde as pessoas podem depositar um valor para ajudar a bancar a alimentação dos voluntários. Até o momento, mais de R$ 11 mil já foram arrecadados com a iniciativa.

A ideia é documentar todo o processo de construção em fotos e vídeos, permitindo que um número maior de pessoas tenha acesso às técnicas de bioconstrução empregadas e possam realizar seu próprio projeto para uma casa sustentável.

casa3

Por enquanto, a construção da casa pode ser acompanhada através de uma página no Facebook e também no blog Notas sobre uma escolha, em que a família conta mais sobre essa nova vida. Um site em inglês criado por eles também documenta todo o processo de construção e dá dicas para quem pretende seguir pelo mesmo caminho.

casa4

casa11

casa10

casa9

casa8

casa7

casa6

casa5

Todas as fotos: Reprodução Facebook

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Colgate lança escova dental de bambu natural certificado