Inspiração

Como Gaten Matarazzo, de Stranger Things, está ajudando as pessoas a entender a displasia cleidocraniana

Redação Hypeness - 21/09/2016

A displasia cleidocraniana é uma doença rara e incurável, presente em uma de cada um milhão de pessoas, originada em uma mutação genética. A disfunção era praticamente desconhecida do grande público, até que nesta semana o ator Gaten Matarazzo, de 14 anos, que interpreta o personagem Dustin Henderson na série Stranger Things, do Netflix, revelou possuir essa disfunção, depois de já tê-lo feito na ficção.

gaten3

Os sintomas são diversos. A maioria é referente ao desenvolvimento ósseo e dentário em geral, mas o mais comum é que os portadores apresentam um subdesenvolvimento das clavículas. Por isso, seus ombros costumam ser mais estreitos, inclinados, podendo ser ligados ao peito de maneira incomum. Baixa estatura, dedos e antebraços curtos, desalinhamento dos dentes, dentes adicionais e, em casos extremos, surdez, dificuldades motoras e até osteoporose podem surgir advindas da displasia cleidocraniana.

gaten4

A displasia é normalmente herdada hereditariamente, mas em alguns casos – como o de Gaten – ela simplesmente acontece a partir de uma mutação genética espontânea. O caso de Gaten é muito leve, não o afetando tanto, mas a doença pode chegar a extremos, conforme afirmou o ator, em entrevista para a revista People.

O ator com o elenco infantil da série O ator com o restante do elenco infantil da série

Não por acaso, o personagem de Gaten na série também revela descobrir a doença. A naturalidade com que o ator assumiu sua condição e foi aceito fez com que outras pessoas também com displasia cleidocraniana se sentissem menos sozinhas e isoladas em sua rara situação. Com isso, o ator, mesmo com somente 14 anos, acabou se transformando em inspiração para outros pessoas com a disfunção.

gaten2

2016 Summer TCAs Getty Images Portrait Studio

© fotos: divulgação/Getty Images

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Chimamanda Adichie expõe cinismo do Brasil sobre racismo: ‘Não parecem reconhecer que é um problema’