Inspiração

Desde os anos 1940, esta personagem infantil inspira a liberdade e a força da mulher

por: Redação Hypeness

Pippi Longstocking, ou, no Brasil, Pippi Meialonga, é uma menina de 9 anos de idade, sedenta por liberdade, aventura e independência. Filha do grande navegador Ephraim Longstocking – de quem herdou o senso moral e de liberdade – Pippi Pippi só faz o que quer. Ela só vai a escola quando quer, não se submete às regras ou compromissos da sociedade normal e vive sozinha na casa que seu pai comprou para que ela tivesse uma vida mais estável do que a vida no mar (ainda que ela seja melhor marinheira que a maioria dos marujos de seu pai). Pippi também herdou do pai sua super força, que faz dela a menina mais forte do mundo.

pippi6

Em resumo, Pippi é uma pequena anarquista por convicção, e uma jovem feminista por vocação. Um detalhe sobre essa personagem feminina e forte é que ela foi criada há mais de 70 anos, em 1945. Sua autora, Astrid Lindgren, publicou sua primeira história na Suécia, seu país de origem, mas desde então Pippi tem inspirado crianças, principalmente meninas, pelo mundo todo. É claro que a inspiração não vem objetivamente somente da aversão de Pippi às convenções sociais, mas sim de ser uma menina forte, livre e senhora de si, questionando o modo como as meninas “deveriam” se comportar.

pippi2

Pois apesar de sua aversão às autoridades e regras, Pippi é generosa, atenciosa e doce, e mesmo com sua força, ela só é utilizada para auto defesa, sem que ninguém se machuque. – sua única exigência essencial é sua liberdade de falar, pensar e agir como quiser.

pippi1

A autora Astrid Lindgren A autora Astrid Lindgren

Num mundo de responsabilidades, regras e expectativas, Pippi, com seu macaco e seu cavalo de estimação – que Pippi consegue carregar com uma mão – é original e livre, sempre se levantando em favor dos fracos e oprimidos, e gosta de ser como é. Não por acaso seus livros e filmes foram sempre proibidos em países governados por regimes autoritários.

pippi4

Impressiona que, para uma história de natureza infantil, uma personagem tão abertamente questionadora – e que jamais é punida, literal ou moralmente, por sua liberdade – tenha sido sequer concebida, quanto mais se tornado popular mundo a fora e há tanto tempo.

pippi5

Pippi se tornou estrela de filmes e séries de TV ao longo de todas essas décadas – talvez esteja na hora perfeita para ela ser descoberta pelas mães e filhas brasileiras.

pippi3

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Saiba mais sobre a vida do pernambucano nota mil na redação do Enem