Debate

Eliane Brum cria campanha para ajudar refugiados de Belo Monte; apoie

por: Redação Hypeness

O drama dos refugiados advindos de países em guerra como a Síria comove e levanta o debate pelo mundo inteiro. Terrível é lembrar que não são só conflitos e invasões militares que fazem com que pessoas tenham de abandonar suas casas e terras sem terem para onde ir – e que alguns dessas histórias se sucedem aqui mesmo, no Brasil, como é o caso dos refugiados da Amazônia paraense, por conta da construção da usina de Belo Monte.

bmonte6

Famílias inteiras, que viviam à beira do rio, no Xingu, na zona rural da região ou em áreas urbanas de Altamira, foram retirados de suas casas e enviados para territórios que não reconhecem e nos quais não se reconhecem – sem que participassem dessa decisão, ou sequer fossem ouvidos. Indenizações ou cartas de crédito foram oferecidos, mas que muitas vezes o valor não permitia que as pessoas reconstruíssem suas vidas. Tal invasão gerou uma elevada quantidade de sofrimento e até, em certos casos, adoecimento.

O projeto Refugiados de Belo Monte, capitaneado pela jornalista Eliane Brum, procura construir um modelo de suporte em saúde mental a ser oferecido justamente para essa população ribeirinha e seus refugiados. Batizado de “Clínica de Cuidado”, trata-se de um grupo de terapeutas, que trabalharão sem fins lucrativos, para atender essas pessoas, ceifadas de suas próprias estruturas vitais.

bmonte5

bmonte3

Ainda que os trabalhos sejam voluntários, é preciso cobrir os diversos custos envolvidos, como passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte, pelo período de 15 dias na região, no qual a Clínica atuará. E para isso uma campanha de financiamento coletivo foi preparada, a fim de cobrir esses custos e levar um pouco de assistência e saúde às pessoas que, se antes já não tinham muito, agora perderam o que a todos há de ser essencial: o direito a uma casa, e uma identidade alinhada ao local onde se quer viver.

bmonte4

bmonte2

bmonte1

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness mostrou a campanha Gota d’Água, contra a construção de Belo Monte. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
4 dados dolorosos sobre a fome no Brasil que Bolsonaro finge não existir