Debate

Esta menina da 5ª série explicou de forma perfeita pra um colega abusador que ‘não’ significa… ‘não’

por: Redação Hypeness

Se os abusos contra a mulher possuem muitas camadas, um dos princípios para se respeitar os direitos e a igualdade entre gêneros é bastante simples: quando uma mulher diz não, é não – e não importa a idade.

Foi isso que uma menina de dez anos chamada Zoë precisou lembrar a um colega seu de classe chamado Noah – e para tal, ela escreveu uma carta em forma de lista que explica com bastante eficiência o sentido da palavra consentimento, que muitas pessoas parecem não ter ainda entendido.

A carta foi publicada no Twitter por uma amiga da professora dos dois.

Na carta, Zoë enumera ponto a ponto as atitudes de Noah que a tem incomodado, e que ela exige que cessem: “Não toque no meu ombro. Não se coloque atrás de mim cheio de brincadeiras e tolices (não se coloque atrás de mim jamais). Não fale comigo a não ser que seja pra me dar bom dia, o que nunca vai acontecer. Pare de me provocar no ônibus. Eu tenho o pavio curto com as pessoas e você acaba com meu dia porque me provoca muito. Leia isso 500 vezes. Você gosta de mim (como namorada), mas eu não gosto de você (como namorado). Sou muito nova!

cartaz2

Por fim, ela lembra que, caso ele quebre alguma dessas regras, irá convocar um pelotão (“meu pai, o amigo da minha mãe, minha mãe postiça e um funcionário da escola”) e fazer uma queixa do colega ao conselho da escola.

cartaz1

Pelo conteúdo da carta fica claro que Noah tem provocado e/ou flertado com Zoë, claramente passando dos limites do que pra ela é aceitável – e já com 10 anos Zoë, com toda razão, sabe bem até onde vai o contato normal, e onde começa uma relação abusiva.

© fotos: reprodução

 Recentemente o Hypeness mostrou uma garota que encontrou uma forma inspiradora de combater o bullying. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Futuro pai morre por explosão de dispositivo que seria usado em chá de revelação