Arte

Estas 5 intervenções urbanas levaram a literatura para as ruas

por: Redação Hypeness

Quem disse que a literatura foi feita só para ficar quietinha dentro dos livros esperando pacientemente por um leitor? Não mesmo! Hoje, ela passeia pelas ruas de mãos dadas com outros projetos artísticos e serve de inspiração para quem passa desavisado.

Estas cinco intervenções urbanas foram responsáveis por mostrar que a literatura pode fazer parte da nossa rotina. Espia só!

1. Intervenção Urbano-Literária

Há alguns anos Porto Alegre recebeu uma narrativa diferente, em que cada parte da história era contada onde realmente havia acontecido. A trama, composta por Alessandro Garcia, foi dividida em 17 trechos, aplicados em forma de lambe-lambe pela cidade, buscando um diálogo maior entre espaço urbano e literatura. Além de ser possível acompanhar a história caminhando pelas ruas, ela também ficou disponível online.

2. Tá Escrito em Sampa

Uma conta no Instagram que se dedica a compartilhar os escritos encontrados nos muros de São Paulo. Poesia, pixo, lambe-lambe e muita identificação rolam soltas na conta @taescritoemsampa, que já tem mais de 57 mil seguidores.

literatura1

literatura2

Fotos: Reprodução Instagram

3. Poemas de chuva

Em Boston, nos Estados Unidos, os dias de chuva são uma oportunidade para apreciar a poesia olhando para o chão. O grupo de artistas Mass Poetry pintou as calaçadas da cidade com tinta transparente à prova d’água. Assim, sempre que chove por lá é possível ver poemas pelo chão. Genial, né?

literatura4

literatura5

Fotos: Mass Poetry

4. Um poema em cada árvore

Na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, surgiu a ideia de “plantar poemas”. Desde 2010, são pendurados poemas contemporâneos nas árvores da cidade. O projeto foi idealizado pelo poeta Marcelo Rocha e colocado em prática pelo Instituto Psia e a iniciativa já foi replicada em mais de 130 cidades brasileiras em uma incrível mobilização nacional.

literatura6

literatura7

5. Roteiros da Cidade

Laura Guimarães vinha pensando em como ocupar a cidade de São Paulo. Foi quanto decidiu usar sua literatura para isso – e uma série de micro-contos de até 140 caracteres foi espalhada pelas ruas em forma de lambe-lambes. O projeto ganhou o nome de “microrroteiros das cidade”.

literatura8

literatura9

Fotos: Reprodução 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sucesso nos anos 80 e 90, ‘He-Man’ ganhará remake na Netflix