Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um estudo apresentado na última quarta-feira pela rede Nossa São Paulo mostra que o morador do nobre bairro do Alto de Pinheiro, na zona oeste da capital paulista, vive em torno de 25 anos a mais do que o morador da Cidade Tiradentes, bairro pobre da região leste. O motivo é óbvio: as dificuldades enfrentadas em todos os níveis, da violência às condições sanitárias, pela população mais pobre.
Mas a obviedade confirmada por uma pesquisa não a torna menos chocante. A pesquisa, conhecida como Mapa da Desigualdade, atenta para as diferenças entre regiões ricas e pobres da cidade em pontos diversos. Enquanto na Sé as bibliotecas possuem 7,92 livros para cada habitante com mais de 18 anos, no Jardim São Luís o número cai para 0,001. Enquanto a região da Barra Funda possui 9,42 salas de cinema para cada 10 mil habitantes, na Sacomã o número é de 0,039.
Em questões como a saúde a gravidade da situação se explicita. Na Vila Medeiros, Zona norte da cidade, há 0,041 leitos de hospital para cada 1 mil habitantes, enquanto o número ideal, superado com folga na região da Bela Vista, por exemplo, é de 2,5 a 3 leitos. Tal número é complementado como uma receita fatal quando se vê que o índice de homicídio em Marsilac, por exemplo, é de 4,95 para cada 10 mil habitantes – em Moema, o mesmo índice cai para 0,114. Os dados são de 2015, mas essa parece ser infelizmente uma realidade que desde sempre assola não só São Paulo, mas todas as capitais. Onde o estado não está é também onde as condições de vida não estão.
© fotos: divulgação
Publicidade
Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estavam há três meses debruçados em estudos acerca das...
Driely Meanda acordou assustada no último domingo (22) ao descobrir que uma marca de roupas do Vietnã tinha postado,...
Edu Martins, paulistano, 32 anos. Depois de superar uma leucemia, ele decidiu se dedicar a duas paixões: surfar e...
Mães e pais que criam seus filhos sozinhos poderão se aposentar mais cedo. A concessão do direito está em estudo...
Passou a ser considerado finalmente criminoso no Reino Unido o gesto de fotografar sem consentimento as pernas e partes...
A superprodução de carne bovina no Brasil provoca em nossas florestas um efeito literalmente devastador. Com enfoque...
Felizmente a sociedade está começando a perceber as inúmeras vantagens da maconha usada para fins medicinais e, aos...
O britânico David Fuller, de 67 anos, confessou nessa semana que abusou sexualmente de um número incontável de...
A cobertura de um assassinato nesta terça-feira (9) expôs mais uma vez os péssimos métodos 'jornalísticos' do...