Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando Laerte procurou o fotógrafo Rafael Roncato para fazer algumas fotos de divulgação, no final de 2012, ela ainda não poderia imaginar no que esta parceria acabaria se transformando. Desde então, a cartunista e o fotógrafo trocaram mais de 100 e-mails. No meio das mensagens surgiu uma ideia: criar um ensaio nu com a cartunista, que assumiu sua identidade feminina há alguns anos.
A princípio, Laerte foi reticente quanto ao ensaio. Mas, no meio das trocas de e-mails, surgiu uma nova ideia: Rafael sugeriu usar tintas brancas e pretas na composição das fotografias. Foi o que faltava para que a cartunista entrasse de corpo inteiro no projeto.
Cerca de uma hora depois, Laerte enviou ao fotógrafo uma série de desenhos criados por ela que viriam a servir de inspiração para a série de retratos. Deste trabalho de ambos, surgia uma série de fotografias impactantes em que Laerte se despe de corpo e alma em frente à câmera do fotógrafo.
Desenhos feitos por Laerte para a exposição
O ensaio foi composto durante cerca de oito horas de estúdio. E, embora algumas fotos já tenham sido divulgadas, é a primeira vez que o ensaio completo entra em exposição. A mostra ganhou o título de Adágio e pode ser conferida na Galeria Hipotética (Visconde do Rio Branco, 431), em Porto Alegre – e nós fomos ver de perto as imagens!
“Comecei a me sentir feminina ao me despir dessa roupa de homem que são os pelos do corpo. Pronunciar ‘corpo’ já é meio que tirar a roupa. Sempre quis me ver sem precisar de roupas e pelos”, afirma Laerte no material de divulgação.
Ao entrar na galeria, fica claro que a exposição não é apenas sobre Laerte, mas também uma maneira de levantar as discussões de gênero e liberdade corporal. O próprio texto de apresentação da mostra, que repousa na parede, já dá uma dica do que nos espera, ao nos receber com uma indagação: “Ser na imagem é menos forte que outra possibilidade de ser?“.
A referência à identidade feminina assumida pela cartunista há alguns anos é clara. Laerte hoje é praticamente um ícone da liberdade de gênero. Despida de pelos e de roupas, ela evoca toda sua feminilidade nas imagens em que o próprio corpo se torna um desenho em preto-e-branco.
A mostra Adágio está ficará em cartaz até o dia 17 de setembro na Galeria Hipotética. A exibição pode ser conferida gratuitamente de quarta a sexta-feira, das 14h às 18h30, e aos sábados, das 14h às 18h.
Todas as fotos © Mariana Dutra/Hypeness
Publicidade
Fundo branco, linhas pretas extremamente retas e cores primárias. É desta forma que o artista holandês Piet Mondrian...
Em exposição individual e gratuita, o renomado artista brasileiro Cândido Portinari é foco na Galeria Almeida e...
Num fim de semana lindo e ensolarado, São Paulo teve um evento que deu destaque às minas. Não faltou talento e...
Como funciona o mercado de conteúdo digital e como entrar nesse negócio de cabeça, acreditando no seu potencial? Por...
Mais de 1.000 toneladas de equipamentos, 5.000 metros quadrados, quase 50 atrações e mais de 190 mil pessoas nos dois...
Quem passa pela região entre a Av. 9 de Julho e a Av. Paulista mal poderia imaginar que por ali havia um enorme...
Fomos ao Taste of São Paulo — maior evento de gastronomia do mundo — pra ver e saborear, em apenas alguns dias, o...
Entre telas de outros artistas, Pablo Picasso ganhou exposição no Centro Cultural Banco do Brasil, na cidade de...
Com pouco mais de 58 mil habitantes, Mariana é um município que guarda boa parte da história do nosso país. Foi a...