Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No panteão dos grandes jornalistas, cartunistas, escritores, dramaturgos, tradutores e frasistas do Brasil, há um lugar de destaque garantido para Millôr Fernandes.
Guru de geração atrás de geração, Millôr foi um verdadeiro artista multimídia, em um tempo em que esse termo (que já ficou velho) sequer existia – e exercendo com destaque e excelência cada função que decidiu desbravar. A exposição Millôr 100 + 100: desenhos e frases busca justamente comemorar esse legado de inteligência rara e influência profunda.
Reunindo o virtuosismo de Millôr tanto nos desenhos quanto nos textos – principalmente em suas lendárias frases – , a exposição terá início no dia 14 de setembro, na Escola da Cidade, em São Paulo (em parceria com o Instituto Moreira Salles, responsável por cuidar da obra de Millôr) e seguirá com intensa programação em tributo, com a participação de colegas como Ziraldo, Claudius, Benett e muitos outros.
Criador da revista Pif Paf e um dos fundadores do antológico jornal carioca de humor O Pasquim, na década de 1960, Millôr foi um dos mais iconoclastas jornalistas e cartunistas do Brasil. Suas frases já fazem parte do imaginário nacional (“Isto sim é um congresso eficiente! Ele mesmo rouba, ele mesmo investiga, ele mesmo absolve”, ou “O Brasil tem um enorme passado pela frente” são alguns dos exemplos).
Comemorar a obra de Millôr é, portanto, comemorar também a inteligência, o olhar crítico, a coragem e o talento como elementos essenciais para um grande artista. Veja abaixo a programação completa da abertura da exposição:
Programação:
As 14:00, faremos uma oficina aberta de desenho, com alguns cartunistas consagrados como Bennet, Cassio Loredano e + 1 a confirmar.
As 18:00, uma aula aberta com o crítico de arte Agnaldo Farias (responsável pela abertura da FLIP de 2014, que homenageou Millôr)
As 19:00, uma mesa de debate, também aberta, com a presença de Agnaldo Farias, Ziraldo, Cassio Loredano e Rodolfo Néder, com condução de Wandi Doratiotto.
© imagens: Millôr Fernandes
Publicidade
Mais do que dar vida e cores às cidades, a street art nos convida a desenvolver um olhar crítico em relação à...
Mais uma semana que seguimos pedindo para quem puder, ficar em casa. A pandemia do novo coronavírus está chegando no...
A criação do Chris Eckert tem inspirações religiosas. A Auto Ink, é uma máquina de tatuagem automática,...
Eme Viegas e Jaque Barbosa, um casal de verdade e criadores dos sites Hypeness e Casal Sem Vergonha, deixam São Paulo...
O estúdio de design Pattern Matter, cria esculturas e ilustrações de papel 3D com uma pegada artistica forte. O...
A apropriação de espaços públicos tem acontecido ao redor de muitas cidades do Brasil e do mundo. Em São Paulo,...
Falamos dele recentemente (é um dos artistas brasileiros fazendo sucesso na Alemanha, aqui), mas chegou a hora de o...
José Loreto finalmente se pronunciou sobre a separação de Débora Nascimento. A fala não foi suficiente para...
Andy Warhol tinha uma companheira quase inseparável: sua câmera fotográfica. “Uma foto significa que eu sei onde...