Arte

Exposição em SP comemora o talento e o gênio de Millôr Fernandes

por: Redação Hypeness

No panteão dos grandes jornalistas, cartunistas, escritores, dramaturgos, tradutores e frasistas do Brasil, há um lugar de destaque garantido para Millôr Fernandes.

Guru de geração atrás de geração, Millôr foi um verdadeiro artista multimídia, em um tempo em que esse termo (que já ficou velho) sequer existia – e exercendo com destaque e excelência cada função que decidiu desbravar. A exposição Millôr 100 + 100: desenhos e frases busca justamente comemorar esse legado de inteligência rara e influência profunda.

millo%cc%82r2

Reunindo o virtuosismo de Millôr tanto nos desenhos quanto nos textos – principalmente em suas lendárias frases – , a exposição terá início no dia 14 de setembro, na Escola da Cidade, em São Paulo (em parceria com o Instituto Moreira Salles, responsável por cuidar da obra de Millôr) e seguirá com intensa programação em tributo, com a participação de colegas como Ziraldo, Claudius, Benett e muitos outros.

millo%cc%82r5

millo%cc%82r4

Criador da revista Pif Paf e um dos fundadores do antológico jornal carioca de humor O Pasquim, na década de 1960, Millôr foi um dos mais iconoclastas jornalistas e cartunistas do Brasil. Suas frases já fazem parte do imaginário nacional (“Isto sim é um congresso eficiente! Ele mesmo rouba, ele mesmo investiga, ele mesmo absolve”, ou “O Brasil tem um enorme passado pela frente” são alguns dos exemplos).

millo%cc%82r1

Comemorar a obra de Millôr é, portanto, comemorar também a inteligência, o olhar crítico, a coragem e o talento como elementos essenciais para um grande artista. Veja abaixo a programação completa da abertura da exposição:

Programação:

As 14:00, faremos uma oficina aberta de desenho, com alguns cartunistas consagrados como Bennet, Cassio Loredano e + 1 a confirmar.

As 18:00, uma aula aberta com o crítico de arte Agnaldo Farias (responsável pela abertura da FLIP de 2014, que homenageou Millôr)

As 19:00, uma mesa de debate, também aberta, com a presença de Agnaldo Farias, Ziraldo, Cassio Loredano e Rodolfo Néder, com condução de Wandi Doratiotto.

© imagens: Millôr Fernandes 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Imagens incríveis dos Beatles filmando o clipe de ‘Strawberry Fields Forever’ em 1967