Inspiração

Filha de antigo escravo abre primeiro museu dedicado a honrar a história negra nos EUA

por: Redação Hypeness

Os Estados Unidos passam por momentos tensos por causa da violência policial, que atinge principalmente os negros. Vários protestos vêm acontecendo ao redor do país, e várias celebridades negras têm se posicionado. É nesse contexto que foi inaugurado o primeiro museu norte-americano dedicado a registrar a história dos descendentes de africanos que ajudaram a construir a nação.

A inauguração do local, que conta com 40 mil objetos, foi feita por uma convidada mais do que especial: Ruth Bonner tem 99 anos e é filha de Elijah Odom, que nasceu escravo no Mississippi, mas fugiu para a liberdade quando criança. A presença dela, assim como a violência policial, demonstra que os anos de escravidão não estão assim tão distantes.

Foto: AFP

Foto: AFP

Discursando no evento de inauguração, Barack Obama disse que o museu contextualiza os debates atuais, mostrando como os conflitos raciais evoluíram no país. Nas palavras do presidente, “talvez ele possa ajudar um visitante branco a entender a dor e a raiva demonstradas em lugares como Tulsa e Charlotte” – palcos de protestos recentes.

A ideia do Museu não é recente – nem um pouco. Veteranos negros que lutaram na Guerra Civil Norte-Americana já reivindicavam sua construção no início do século passado. Na década de 60, durante as jornadas pelos direitos civis, grupos de congressistas retomaram o projeto, apresentando propostas para financiar sua construção por 15 anos seguidos, sempre sem sucesso.

O senador Cory Booker resumiu a situação: “O museu reflete a história afro-americana. Nada foi fácil, tudo precisou ser conquistado”.

(Foto: Mark Wilson/Getty Images)

(Foto: Mark Wilson/Getty Images)

(Foto: AP Photo/Manuel Balce Ceneta)

(Foto: AP Photo/Manuel Balce Ceneta)

Foto: NY Times

Foto: NY Times

Foto: NY Times

Foto: NY Times

 

Foto: NY Times

Foto: NY Times

 

Foto: NY Times

Foto: NY Times

 

Foto: NY Times

Foto: NY Times

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa celebra sexo após os 50 e diz que viveu experiências novas com envelhecimento