Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como OSGEMEOS, transformaram as cinco salas da Galeria Lehmann Maupin, no Chelsea, em Nova York, em uma original instalação imersiva, onde combinam desenho, pintura, colagem, escultura de mídia mista e elementos cinéticos e de áudio.
Intitulada de “Silence of the Music”, a exposição se transforma numa experiência multissensorial que instiga a imaginação humana, apresentando uma visão única dos artistas em um verdadeiro tributo à música dos anos 70 e 80.



Os novos trabalhos representam uma evolução no estilo da dupla, ao mesmo tempo em que os irmãos retomam experiências que fizeram no início da carreira com mídias diversas, além de incluir novas pinturas a óleo.


Cada sala da galeria reúne um agrupamento original de pinturas e objetos, cobrindo as paredes do chão ao teto, como uma instalação site-specific.

Logo na entrada, avistam-se telas com o estilo já conhecido dos artistas, com referência ao imaginário da cultura brasileira e suas tradições, além de sinais de um novo momento artístico, mais geométrico e limpo.






Já em outra sala, Gustavo e Otávio cobriram as paredes com referências à cultura hip hop, incluindo ícones do bboy como Ken Swift, uma colaboração com o artista Doze Green a partir de uma fotografia de Martha Cooper, além de pinturas em formato de boomboxes com alto-falantes embutidos.












Há também a sala da obra O Beijo, toda pintada em tons brilhantes que lembram um dia ensolarado. O local contém uma escultura ancorada no meio do ambiente, que representa o masculino. No teto, diretamente sobre ela, outra escultura retrata o feminino, que aparenta beijar a estátua abaixo, acionando então a música que é tocada no ambiente, como se fosse uma grande caixinha de música.


Essas imagens e suas instalações têm como principal objetivo evocar um estado de sonho lúcido, capacitando o público a considerar as vastas possibilidades de interpretação do próprio subconsciente. E consegue! Se você estiver de passagem por Nova York, não deixe de conferir a exposição, que fica em cartaz até 22 de outubro.


Galeria Lehmann Maupin
536 West 22nd Street – NYC
Terça a sábado, das 10h às 18h
Entrada grátis
Todas as fotos © Gabriela Alberti/Max Yawney
