Sustentabilidade

Manual gratuito ensina a usar hortas educativas em escolas

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Com 84% da população brasileira vivendo em áreas urbanas, cada vez as crianças tem menos contato com a terra. Nesse cenário, a escola pode abrir as portas para que os pequenos tenham maior contato com a natureza, adotando hortas educativas em seu espaço. Um manual elaborado pela Universidade de Brasília, a pedido do Ministério da Saúde, ensina como fazer isso.

O manual ganhou o nome de “A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis” e está disponível gratuitamente online. No documento, são explicados todos os passos para elaboração de uma horta escolar, desde a escolha do terreno até a safra de algumas das principais hortaliças.

Publicidade

Como o próprio nome diz, o objetivo do manual é promover hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Por isso mesmo, há dicas de como preparar os alimentos e até receitas para maior aproveitamento da colheita.

Entretanto, o documento vai além ao sugerir como aliar atividades práticas envolvendo outras disciplinas, como matemática e ciência. Uma das sugestões é aproveitar o ambiente da horta para ensinar aos estudantes sobre a cadeia alimentar ao mesmo tempo em que explora informações os nutrientes presentes nos alimentos plantados.

Foto destaque via

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Desafio de limpeza de praias leva vencedor para Mundial de Surfe na África do Sul