Debate

Manual ilustrado ajuda a identificar abusos policiais em protestos

por: Mari Dutra

Após o impeachment da ex-presidente eleita Dilma Rousseff, os protestos voltaram a tomar conta das ruas do Brasil, com um número crescente de pessoas se manifestando em diversas capitais. Além de reivindicações comuns, os protestos também têm outra semelhança: a violência com que vem sendo reprimidos.

Seis jornalistas sofreram agressões, uma estudante perdeu a visão após ser atingida no olho, pessoas que estavam próximas às manifestações foram vítimas de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, mesmo não participando do protesto. Mesmo assim, algumas formas de abuso policial são mais sutis do que a violência explícita.

Para conscientizar a população e esclarecer sobre o que deve ser considerado abuso policial ou não, a organização não-governamental paulista Conectas criou um guia ilustrado, publicado através da página do Facebook da instituição nesta quinta-feira, 1.

Com mais de 3,8 mil compartilhamentos, o guia serve também como uma forma de chamar a atenção para uma petição que visa restringir o uso de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo pela polícia em manifestações – e você pode assinar o documento aqui.

abuso1

abuso2

abuso3

abuso4

abuso5

abuso6

abuso7

Todas as fotos © Conectas

Publicidade


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pedro Sampaio e Negão da BL: o sample de um meme que abre debate sobre os limites dos direitos autorais no Brasil