Inovação

Médicos de cidade costeira trocam remédios por aulas de surf para combater doenças crônicas

por: Redação Hypeness

Já pensou ir no médico e, ao invés de uma receita para que você use diversos remédios, receber uma prescrição para realização de atividades físicas? A iniciativa é uma novidade na cidade de Biarritz, no litoral francês, e vem agrandando tanto médicos quanto pacientes.

O programa foi criado pelo Comitê Olímpico regional e visa substituir a dependência exagerada nos remédios pela prática de esportes físicos, que pode trazer melhores benefícios a longo prazo. Através do projeto, médicos receitam cursos de até 12 semanas de diferentes modalidades esportivas, entre as quais o surf é o mais receitado. Entre as outras atividades que compõem a lista estão: stand up paddle, natação e caminhada.

O esporte escolhido irá variar de acordo com cada doença, sua gravidade e as condições dos pacientes. Para que o programa seja efetivo, os médicos contam também com o auxílio de educadores físicos. O mais interessante é que a novidade não custou um centavo extra para o sistema de saúde pública do país – as atividades são custeadas pela prefeitura, bem como por duas associações de saúde privadas e os pacientes contribuem com € 10 por aula.

surf1

Foto: James Pritchett / Foto destaque: Marcus Dall Col

O projeto piloto teve adesão de cerca de 20 médicos locais e, segundo contou ao Telegraph o especialista Nicolas Guillet, um dos criadores da proposta, apenas dois ou três pacientes teriam desistido das aulas na metade do curso, o que mostra o sucesso da iniciativa. A maioria deles, no entanto, continua com as aulas mesmo após o término da prescrição.

Para o médico Guillaume Barucq, os efeitos do contato com o oceano seriam incrivelmente terapêuticos. Ele lembra que as ondas melhoram a oxigenação dos tecidos, o humor, a tonificação e até a qualidade de sono e concentração, além de que a exposição ao sol auxiliaria na criação de vitamina D, que pode ser uma aliada na luta contra o câncer e a diabete.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este teclado de máquina de escrever pode ser acoplado ao seu tablet, tela ou celular