Inspiração

Menino de 6 anos é citado por Barack Obama na ONU depois de oferecer sua casa para criança síria

por: Redação Hypeness

Enquanto o mundo se afunda entre fronteiras, guerras e refugiados, um menino de 6 anos de idade, em carta ao presidente americano Barack Obama, nos lembra que fronteira é invenção, que conceitos como nação, raça ou religião são tão velhos quanto a certeza de que guerra só traz mais guerra, e que o mundo é de todos, sem distinção.

omran2

O menino Alex escreveu a carta ao presidente depois de ver a foto acima, de Omran Daqneesh, o menino sírio de 5 anos coberto de poeira e com sangue no rosto devido a um ferimento na cabeça, sentado em uma ambulância. A imagem tornou-se um símbolo do conflito, causando ultraje internacional.

O menino sírio Omran O menino sírio Omran

No vídeo, compartilhado pela página do próprio presidente, o menino Alex lê seu próprio texto, perguntando primeiramente se Obama se lembra do menino, para depois pedir que o presidente o americano o encontre, que ele, Alex, oferece sua própria casa para Omran viver. “Nós estaremos esperando por vocês com bandeiras, flores e balões. Vamos dar a ele uma família e ele será nosso irmão”, afirma Alex. O vídeo já foi visto mais de 7 milhões de vezes.

Obama, em uma cúpula da ONU sobre a questão dos refugiados, citou a carta de Alex, afirmando se tratar de uma criança que “ainda não aprendeu a ser cínica, desconfiada ou com medo”. Alex fala com a simplicidade e o direto ao ponto dos que tem não só toda razão, mas todo coração.

omran5

Centenas de milhares de pessoas já morreram no conflito sírio, e os refugiados, na maior parte dos casos, são tratados como um problema para os países europeus e para os EUA, justamente países envolvidos diretamente na origem dos conflitos que levaram essas pessoas a terem de deixar seus países.

omran4

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Britânico descobre que seu cachorro está mancando para lhe imitar – depois de gastar mais de 2 mil reais em exames