Inovação

Movido a energia eólica, solar e hidrogênio, este barco vai dar a volta ao mundo

por: Redação Hypeness

Inspirado no avião Solar Impulse, que em julho completou sua jornada de volta ao mundo movido somente pela energia solar, Energy Observer, um barco totalmente movido por energia renovável, sairá em uma turnê mundial com duração de seis anos, onde fará 101 paradas ao total.

Com data de partida marcada para fevereiro de 2017, no Mar Mediterrâneo, o projeto é liderado por Victorien Erussard, oficial da marinha, e Jacques Delafosse, documentarista e mergulhador profissional, que recebem apoio do ambientalista francês Nicolas Hulot, e tem o custo estimado em 4,2 milhões de euros.

energy-observer-rendering-1020x610-e1473776397338

Através da energia solar, eólica e hidrogênio, o barco passará por 50 países ao longo de aproximadamente 2.000 dias, e a embarcação será toda equipada com sensores que irão transmitir dados sobre o uso de suas diferentes fontes de energia para um centro de pesquisas localizado em Grenobla, na França.

energy-observer-under-construction-889x592

thumb_73102_article_normal

labourerswor

Além de duas turbinas eólicas e diversas placas fotovoltaicas, o barco também contará com tecnologias que quebrarão as moléculas de água para produzir hidrogênio e oxigênio, garantindo assim que o barco esteja sempre em funcionamento, independente das condições do clima, através de baterias capazes de armazenar grandes quantidades de energia, proveniente principalmente do hidrogênio. “Se não há sol ou vento, ou se está noite, o hidrogênio armazenado por eletrólise assumirá”, disse Victorien à agência AFP.

thumb_73103_article_normal

Todas as imagens © Divulgação/Rivacom

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dilatador nasal quer acabar com as tretas de casais por causa do ronco, entre outros benefícios