Debate

ONU Mulheres cria programa de aulas para discutir gênero nas escolas

por: Redação Hypeness

Depois do polêmico “escola sem partido”, agora tem uma iniciativa que promete ser bem mais útil para os estudantes: o projeto “Escola sem Machismo“. A iniciativa é da ONU Mulheres, que lançou seis planos de aula livres propondo discussões sobre educação de gênero em sala de aula.

O projeto foi idealizado em parceria com a iniciativa O Valente não é Violento e propõe que profissionais da área da educação abordem ideias pré-concebidas sobre o que é “ser homem” e “ser mulher” em sala de aula. Para isso, a instituição lançou seis planos de aula para professores de ensino médio disponíveis para download gratuito como parte de um Currículo de Gênero.

A ONU Mulheres pretende que o uso dos materiais sirva para embasar debates e discussões sobre os papéis de gênero no Brasil e seja uma ferramenta para que caminhemos cada vez mais rumo ao fim dos comportamentos machistas nas escolas e na sociedade em geral.

machismo

Cada aula irá abordar um tema específico, buscando uma compreensão maior do contexto social e cultural que gera este tipo de comportamento e sugerindo estratégias de mudança deste contexto. Os conteúdos abordados são os seguintes: Sexo, gênero e poder; Violências e suas interfaces; Estereótipos de gênero e esportes; Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades; e Vulnerabilidades e prevenção.

Com financiamento da União Europeia, conteúdo revisado pela área de Projetos de Educação da UNESCO e apoio da Nova Escola, o currículo promete ser um ótimo ponto de partida para levantar a discussão sobre o papel de homens e mulheres na prevenção da violência social e cultural contra a mulher.

machismo2

Fotos: Reprodução ONU Mulheres / Foto destaque: Masvingochick

Para ver todos os planos de aulas disponíveis, clique aqui.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nego Ney e outros famosos de até 13 anos terão contas apagadas do Instagram