Inovação

Pesquisadores revelam anticorpo que pode tornar mais próxima a cura do Alzheimer

Redação Hypeness - 06/09/2016

A capa da prestigiada revista científica Nature traz uma notícia que pode alterar completamente o cenário dos tratamentos para o mal de Alzheimer – e que pode ser o maior avanço na direção da cura da doença. Depois de um ano com o tratamento noticiado, através de injeções mensais, a doença foi sensivelmente reduzida e, em alguns casos, eliminada do cérebro dos pacientes.

A proteína beta-amiloide (em amarelo), agindo no cérebro

A proteína beta-amiloide (em amarelo), agindo no cérebro

A pesquisa, realizada em parceria entre a empresa de biotecnologia Biogen, o Hospital Butler, em Providence, nos Estados Unidos, e o Instituto para Medicina Regenerativa da Universidade de Zurique, na Suíça, injetou um anticorpo através de uma droga chamada aducanumab, capaz de combater, diminuir e até eliminar as placas de proteína beta-amiloide, que se acumulam no cérebro e afetam os neurônios, provocando o mal.

Nature3

Segundo Roger Nitsch, professor do instituto e um dos responsáveis pela pesquisa, o resultado é um grande passo no tratamento do Alzheimer. “O efeito do anticorpo é muito impressionante e seu resultado depende da dosagem e da duração do tratamento. No grupo de alta dosagem, a beta-amiloide desapareceu quase que por completo“, afirmou para a Nature.

A pesquisa foi realizada com 165 pessoas, e seguirá sendo aprofundada até 2020, mas o horizonte parece começar a se abrir para que se alcance a cura desse mal.

Nature1

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness mostrou a cirurgia inovadora realizada por médico brasileiro que freou o Alzheimer. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Prefeitura cria faixa 3D para evitar atropelamentos em cidade de SP