Debate

#MeRepresenta: plataforma ajuda a encontrar vereadores comprometidos com a luta pelos direitos humanos

por: Redação Hypeness

Com milhares de nomes e apenas alguns segundos na propaganda eleitoral gratuita para que os vereadores e vereadoras se apresentem ao público, fica difícil escolher em quem votar. Mas as eleições estão chegando e uma plataforma com foco nos direitos humanos ajuda quem está vivendo essa dúvida a decidir quais candidatos mais representam estes interesses.

É o #MeRepresenta, um site lançado em parceria entre as iniciativas #AgoraÉQueSãoElas, #VoteLGBT, a Rede Nossas Cidades, a Rede Feminista de Juristas, o grupo LGBT Brasil e o CEFEMEA. Com a ajuda de voluntários, a plataforma enviou questionários a candidatos a vereador em diversas cidades brasileiras para saber a opinião destes sobre temas relacionados aos direitos humanos, que vão desde ações para promoção da igualdade da mulher e da comunidade LGBT, até ações afirmativas voltadas para a população negra.

representa0

A plataforma está aberta à participação de candidatos à Câmara Municipal em qualquer cidade brasileira, que podem se inscrever aqui, respondendo a um questionário com sua opinião sobre questões relevantes para a promoção dos direitos humanos.

Além de avaliar as respostas de cada candidato, o site também mostra uma nota da coligação da qual ele faz parte. isso acontece pois, muitas vezes, mesmo partidos comprometidos com pautas relacionadas aos direitos humanos precisam se coligar com outros que não estão nem aí para isso. E, como as eleições para o legislativo são proporcionais, os votos em um candidato da coligação podem puxar outros candidatos que fazem parte dela e ajudar a eleger alguém que não te representa.

No vídeo abaixo, os criadores explicam melhor o funcionamento da ideia:

Na hora de selecionar os candidatos que te representam, você faz um cadastro simples, informando apenas seu nome e a cidade onde vota. Depois, basta marcar em um questionário quais são as pautas que você considera mais importantes e pronto! A plataforma elenca nomes de candidatos a vereador na sua cidade que estão alinhados com os pontos marcados por você, informando a coligação a que eles pertencem.

Caso se interesse por uma candidatura, é possível clicar no nome da pessoa e ler uma apresentação sobre suas propostas, bem como todas as respostas fornecidas ao questionário enviado pelos voluntários do #MeRepresenta. Se mesmo assim você continuar em dúvida, eles dão a dica de como selecionar o melhor candidato: vote em uma mulher. Assim, você contribui para que o Brasil melhore os índices de participação feminina na política. 😉

representa1

representa2

representa3

Todas as fotos: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Grife se desculpa por fotografar modelos brancos com cabelo trançado