Sustentabilidade

Polícia do Pará prende caçador que matou mais de uma dezena de onças

por: Redação Hypeness

No fim de agosto, agentes da Polícia Militar chegaram até a casa de Júlio César da Silva, em Curionópolis, sudoeste do Pará, para apurar uma denúncia de porte ilegal de armas. O que eles encontraram foi muito pior, e levou à maior apreensão de grandes felinos já registrada pelo Ibama.

Na casa do acusado foram encontrados 20 animais abatidos: 15 onças-pintadas, 2 onças pardas, conhecidas como suçuaranas, uma jaguatirica, uma onça preta e um crânio de jacaré. Também foram apreendidos sete pássaros silvestres em gaiolas, além de patas e peles de onças.

Onça-pintada (Foto: Reprodução)

Onça-pintada (Foto: Reprodução)

Frederico Dumont Martins, chefe da FLONACA, a Floresta Nacional de Carajás, disse que, desde a criação da área de proteção ambiental, em 1998, jamais havia sido descoberto um caso dessa magnitude. Encontrar peles e cabeças de onças prontas para serem exibidas como troféus indicam relação com o tráfico de animais.

Jaguatirica (Foto: Reprodução)

Jaguatirica (Foto: Reprodução)

Também foram encontradas várias armas e muita munição no local. Júlio César foi multado em R$460 mil por matar, mutilar e manter os animais silvestres em depósito, e mais R$34 mil por manter as sete aves em cativeiro. Felipe Sá, perito criminal e médico veterinário, relatou que os próximos passos são investigar quem está por trás do esquema de tráfico, encomendando os animais para os caçadores.

Suçuarana (Foto: Reprodução)

Suçuarana (Foto: Reprodução)

A polícia paraense divulgou fotografias dos cadáveres dos animais, que preferimos não publicar. São imagens fortes, que você pode conferir aqui.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mais de 40% dos millennials já mudaram sua dieta pelo meio ambiente