Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“A música, quando entra na sua memória, é como um quadro colocado na parede. Fica na sua memória e nunca mais sai”. A frase dita pelo maestro João Carlos Martins carrega consigo uma teoria que pode ser usada como fruto de resgate. Sendo assim, o projeto #MusicasParaSempre tem o intuito de criar músicas com memórias pessoais direcionadas à quem tem Alzheimer.
O projeto foi baseado numa recente pesquisa alemã feita por neurocientistas do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig, que aponta que a área do cérebro responsável pelo registro de informações musicais e sonoras é pouco afetada pela doença, sendo então poderosas ferramentas no tratamento e identidade dos pacientes. “As recordações mais duradouras são aquelas ligadas a uma experiência emocional intensa e a música tem uma relação estreita com as emoções; a emoção é uma porta de entrada para lembrar”, contou à revista Brain a musicoterapeuta da Fundação Alzheimer Espanha, Fátima Pérez-Robledo.
A ideia começou com uma ação da agência Isobar em conjunto com a Mares Filmes, BossaNovaFilms e a Dahouse Audio para promover o filme “A Viagem de Meu Pai”, que fala sobre a relação de uma filha com o pai portador da doença. Assim veio a primeira versão do #MusicasParaSempre, que se inspirou na história do Sr. Hélio Elpídio, diagnosticado com Alzheimer há três anos. A participação veio das filhas, Camila e Mariana de Queiroz, que são muito ligadas ao pai e o descrevem como uma pessoa muito ativa, solar e apaixonado por praia. “É difícil, porque a pessoa está, mas não está lá”, conta Mariana no vídeo.
Montando uma espécie de roteiro da vida de Hélio, o músico e compositor Lucas Meyer foi o encarregado pela canção, interpretada pela cantora Ana Julia Zambianchi. Através de versos e melodia, fica registrado alguns momentos da família, retomando sensações e sentimentos que ele, apesar de ter, pode não se lembrar da origem.
A princípio a ação tinha por objetivo divulgar o filme “A Viagem de Meu Pai”, que conta a história da relação de uma filha com seu pai, portador de Alzheimer. Mas o Hypeness levantou informações de que o projeto vai continuar, visando conectar músicos e famílias por meio da hashtag #musicasparasempre, abrangendo mais pessoas e histórias para contar e cantar.
Confira abaixo o emocionante minidocumentário da família Pereira de Queiroz e o videoclipe da música produzida para eles.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=uiighPxlgmU” width=”628″ height=”350″]
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=FeAk3Z5oVQ4″ width=”628″ height=”350″]
Todas as fotos: Divulgação
Publicidade
Foi-se o tempo em que a dieta vegana era considerada sem graça e sabor. Atualmente é perfeitamente possível comer um...
Não é mais possível que o mundo continue a produzir e consumir descontroladamente, sem que se faça nada para...
Quando a gente fala que o design pode ir muito além de uma coisa só bonita, não estamos sendo poéticos. Prova disso...
Hoje em dia é fundamental reciclar tudo que for possível – até mesmo a água do banho. É isso que faz a máquina...
O isolamento social não é mais desculpa para ficar longe da arte. Em Toronto, o Atelier des Lumieres inaugura em...
Ninguém gosta de pagar imposto. Então pelo menos que não seja complicado de declarar e pagar. Foi o que fizeram...
Esqueça cerimônias tradicionais e festas cuidadosamente decoradas. O casamento dos noivos norte-americanos Suzana e...
O governo indiano inovou na maneira de educar no trânsito. Para tentar diminuir o número de acidentes, o ministro dos...
A luta para garantir o acesso à água potável para esta e as próximas gerações ganhou um novo capítulo. O XPrize...