Inspiração

Seu cão não te obedece? Esse vai ser seu novo canal no Youtube favorito

por: Jaque_Barbosa

Você adora quando chega em casa e seu cão parece estar próximo de um ataque cardíaco de tanta felicidade? Você acha que todo passeio com seu cão é um momento de socialização, e força a interação dele com outros cães e pessoas? Você deixa que ele domine todos os espaços da casa e acha até engraçado quando ele ocupa toda a sua cama, te obrigando a deitar no cantinho dela?Você acha que a melhor forma de demonstrar amor para seu cão e com muito contato físico (beijos, abraços, colo, etc.)? Você acha que excitação é sinônimo de alegria em um cão? Você acha normal seu cão te arrastar nos passeios para cheirar tudo o que ele quiser?  Quando você nota que seu cão está inseguro com alguma coisa, você coloca ele no colo, faz carinho e conversa muito com ele?

Esses são alguns exemplos clássicos que mostram que precisamos urgentemente atualizar nossos conhecimentos sobre educação canina – pelo nosso bem, e pelo bem nos nossos cães. Muitas vezes – nas melhores das intenções – acabamos humanizando demais os cães, causando problemas de comportamento que nos fazem perguntar: “Por que meu cachorro não pode ser igual à Lessie, mesmo com todo o amor que dou para ele?“.

ec_3

O fato é que somente amor não vai te fazer ter um cão educado, equilibrado e sociável. Dê somente amor para seu cão e com certeza você vai começar a observar problemas de comportamento nada desejados, como ansiedade de separação, insegurança, latidos excessivos, reatividade com cães e/ou pessoas, possessividade, dificuldade de fazer passeios na guia sem ser arrastado pelo cão, podendo escalar para outros mais graves. Esses problemas não surgem do nada (os cães dão muitos sinais de que as coisas não vão bem, mas muitas vezes deixamos passar despercebido ou interpretamos esses sinais de forma errada) e também não vão embora sozinhos se não aprendermos a como lidar com eles.

ec_5

Graças à internet, hoje em dia podemos ter informações preciosas sobre como educar nossos cães. Mas nem sempre os conteúdos sobre esse tema são confiáveis e organizados de uma forma que facilite a sua compreensão sobre a melhor maneira de lidar com o seu cão. Por isso, a dica de hoje é o canal no Youtube Educação Canina, da Raquel Petersen.

Descobri o canal dela quando pesquisava desesperadamente soluções para os problemas comportamentais da nossa SRD adotada, a Manchinha, mascote do Hypeness. Manchinha é uma querida com os de casa, mas muito insegura com estranhos, o que estava causando problemas de reatividade. Tentamos durante um ano um treinamento somente com reforço positivo, mas não resolveu, pelo contrário: os problemas de reatividade dela estavam ficando cada dia mais sérios. Foi quando encontrei o canal da Raquel e troquei o Netflix durante um fim de semana por uma maratona assistindo aos vídeos do canal. Fizemos uma mudança total na nossa rotina com a Manchinha e, em menos de uma semana, os resultados já eram notáveis. Um mês depois, ela parece outra cachorra – muito mais calma, muito mais segura e com certeza muito mais feliz. Ainda temos um longo caminho para percorrer, mas fica até difícil acreditar na mudança de comportamento somente aplicando as dicas do canal.

manchinha_

De uma forma clara e objetiva, Raquel Petersen aborda questões que são essenciais na vida de qualquer pessoa que tenha ou deseja ter um cão. Afinal, amar o seu cão não é somente dar comida, abrigo e todo carinho do mundo. Amar o seu cão de verdade é entender que ele é um ser de uma outra espécie, com necessidades específicas e com uma forma de enxergar o mundo diferente da nossa. Quanto mais aprendermos sobre o universo dos cães, melhores tutores seremos e teremos uma relação de respeito e amor muito mais intensa com nossos cães.

Confira alguns vídeos do canal Educação Canina:

No quadro “Perguntas & Respostas”, Raquel responde dúvidas enviadas pelos leitores nas redes sociais:

Além do canal no Youtube, o blog Educação Canina está cheio de textos e informações valiosas para superar problemas de comportamento como insegurança, xixi e cocô no lugar errado, agressividade, etc, assim com dicas de ferramentas de treinamento para o seu cão.

ec_1

ec_6

ec_2

ec_4

Acompanhe a Educação Canina também no Facebook e no Instagram.

Publicidade


Jaque_Barbosa
Poeira Estelar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ilha devolvida a indígenas na Califórnia é vitória sem precedentes na luta por direitos dos povos originários