Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Depois de trabalhar por décadas em um circo, estas duas elefantes finalmente irão encontrar a liberdade em um Santuário para Elefantes localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Para isso, Maia, de 44 anos, e Guida, de 42, precisaram encarar uma jornada de 1.600 quilômetros que terminou na última terça-feira, 11.
A história das duas elefantes tem vários enigmas. Até o momento, o que se sabe é que elas nasceram em liberdade e foram capturadas ainda filhotes na Tailândia. Desde então, teriam apanhado e sido privadas de sono e comida para se tornarem obedientes em um processo de adestramento cruel que é conhecido como “quebra de espírito”. Mesmo assim, todas as informações sobre o passado delas partiram apenas de relatos de tratadores e ex-tratadores, já que não há ainda nenhuma documentação oficial com o histórico dos animais.
Em 2010, Maia e Guida foram confiscadas pelo Ministério Público da Bahia do Circo Internacional Portugal. Antes de servir como atração no local, as duas teriam passado também pelo Circo Garcia, totalizando quatro décadas em picadeiros pelo Brasil.
Na época, a empresa assinou um termo de ajustamento de conduta e os animais passaram a viver em um sítio que pertence ao advogado do circo, em Paraguaçu (MG). No sítio, um novo inquérito aberto em 2013 concluiu que elas não sofriam maus tratos, porém viviam em uma situação inadequada, sem pessoal especializado para cuidá-las. No local, uma de suas pernas ficava acorrentada para que os animais não escapassem e as elefantes eram separadas por dois fios de alta tensão.
Foi assim que, em maio deste ano, um novo termo de ajustamento de conduta foi assinado. No documento, foi definido que as duas elefantes seriam transferidas definitivamente para o Santuário de Elefantes Brasil, no Mato Grosso. A transferência começou no dia 9 de outubro, quando as duas deixaram um cercado de 1.500 metros quadrados para viver em um santuário com 1.100 hectares, com mata nativa, nascentes de água e pastos.
O Santuário de Elefantes Brasil foi construído nos moldes do Elephant Sanctuary in Tennessee, nos Estados Unidos, e não deverá ser aberto à visitação pública nem fará reprodução de animais. Estima-se que o local poderá oferecer uma vida digna a mais de 50 elefantes provenientes de circos ou zoológicos da América do Sul quando estiver em pleno funcionamento.
Fotos: Santuário de Elefantes Brasil
Olha só que lindeza o lugar onde elas estão vivendo agora:
[youtube_sc url=”https://youtu.be/soT7jdW5bvE” width=”628″]
Foto: Reprodução Youtube
Publicidade
Para o alívio das centenas de adultos e crianças que sofrem com doenças como a epilepsia, o Canabidiol, ou CBD,...
Depois de falar exaustivamente sobre a pandemia do novo coronavírus e sua relação com a devastação ambiental sem...
Até esta semana, a linha SOU, da gigante dos cosméticos Natura, tinha como principal característica embalagens...
Aquilo que já é realidade em muitos países do mundo enfim começa a chegar como novidade por aqui. Máquinas que...
Quem é realmente apaixonado por animais não vê empecilhos para ajudá-los, mesmo diante de algumas dificuldades. É...
É oficial, a VF Corporation, empresa dona da Timberland, Vans, Kipling e outras 15 marcas, confirmou em nota à Folha...
A visita de um lobo-guará ao centro de Sinop, no Mato Grosso, foi considerada ilustre. A espécie, que é símbolo da...
Na última quinte-feira (22), o Ibama teve de interromper as atividades de combate aos incêndios no Pantanal por falta...
Recorde em sete anos segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, as queimadas que atingem a região da...