Debate

Aplicativo de táxi oferece opção para passageiras pedirem motoristas mulheres

18 • 10 • 2016 às 09:02
Atualizada em 18 • 10 • 2016 às 12:09
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Nos últimos anos os aplicativos de táxi facilitaram bastante a vida de quem precisa se locomover nas grandes cidades, mas um problema sério surgiu de carona com esta tecnologia. Relatos de passageiras que sofreram assédio através de mensagens enviadas pelos taxistas se disseminaram e algumas empresas passaram a ocultar o número dos usuários.

Agora outra novidade lançada pela ferramenta 99 Taxis chega como mais uma maneira de fazer com que as mulheres se sintam mais seguras na hora de pegar um táxi. O serviço “99 Motorista Mulher” seleciona apenas motoristas mulheres para passageiras.

taxi_interna

Por enquanto o serviço está disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas até o final do ano se estenderá para as 400 cidades brasileiras em que a 99 atua. Para selecionar a opção “Motorista Mulher“, basta clicar em “Opcionais” ao pedir uma corrida.

A iniciativa é uma resposta a uma pesquisa realizada pela empresa com as usuárias do aplicativo para saber o que pode melhorar sua experiência no táxi. 58% das entrevistadas gostariam de ter a opção de serem conduzidas por taxistas mulheres; 23% acham importante que o motorista não tenha acesso aos dados dos passageiros e 18% preferem compartilhar o trajeto com um amigo. A pesquisa foi feita com quase 16 mil mulheres em todas as regiões do país. Segundo a empresa, hoje, no Brasil, 45% dos usuários do aplicativo 99 são mulheres.

Sobre a segurança das motoristas, em nota enviada ao HuffPost Brasil a empresa declarou:

Caso as motoristas identifiquem que o passageiro não são mulheres ou crianças, ela pode recusar a corrida sem qualquer prejuízo ou punição. Em breve, enviaremos novo comunicado a todos os passageiros informando que o aplicativo é destinado exclusivamente à mulheres e transporte de crianças. Informamos que homens que desrespeitarem a exclusividade poderão ser suspensos do acesso ao aplicativo.”

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade

Canais Especiais Hypeness