Inspiração

Artista franco-senegalesa retrata a força de mulheres que sobreviveram à violência sexual

por: Redação Hypeness

Ser vítima de violência sexual é algo tão profundo e arrasador que as cicatrizes não se restringem à pele, podendo marcar tão fundo até a própria identidade e a maneira como a mulher em questão se enxerga então. Foi como uma maneira de oferecer uma nova possibilidade de reivindicar a própria identidade e narrativa às vítimas que a artista franco-senegalesa Delphine Diallo criou seu mais novo projeto, em parceria com a organização Save The Children, para o Dia Internacional das Garotas, comemorado em 11 de outubro.

colagem5

As jovens mulheres foram retratadas retratadas no La Maison Rose, um abrigo em Dakar que oferece segurança para as vítimas e seus filhos, a fim de que possam se recuperar para se reintegrarem à sociedade. O projeto tornou-se um caminho para que Delphine pudesse dialogar e entender essas sobreviventes.

colagem3

Primeiro elas conversaram, depois Delphine as fotografou. Para que a ideia de um “retrato” pudesse de fato ajudar a recompor essas identidade feridas, era fundamental que as próprias mulheres pudessem interferir e moldar o resultado. Assim, criou-se uma parceria direta entre a fotógrafa e essas mulheres, que adicionaram colagens sobre as imagens, criando assim junto com a artista a própria imagem de si.

colagem1

O objetivo maior é, ao ajudar essas mulheres e iluminar tal assunto, oferecer a reflexão a respeito da violência de gênero, a misoginia, o racismo e o feminicídio, temas ainda justificados e relativizados em nossa sociedade, mas que seguem rasgando identidades e vidas mundo a fora.

colagem4

colagem2

© Delphine Diallo

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filho interrompe aula online do pai professor para mostrar dente de leite que caiu