Arte

Ayahuasca vira tema de festival de cinema

por: Redação Hypeness

A cidade de Rio Branco, no Acre, virou sede do que deve ser o primeiro festival de cinema do mundo com foco na ayahuasca, o Ayafilm. O festival internacional será dedicado a produções sobre a bebida amazônica e irá reunir 36 filmes (18 curtas e 18 longas).

A mostra ficará em cartaz até o próximo sábado, 22, dentro da segunda Conferência Mundial de Ayahuasca, organizada pela fundação espanhola Iceers (International Center for Ethnobotanical Education, Research e Service). A ideia de criar um festival de cinema com foco na bebida surgiu justamente na primeira conferência, realizada há dois anos em Ibiza.

Durante a programação do evento, estão desde documentários sobre o uso da ayahuasca até obras de ficção inspiradas na bebida. A ideia é justamente desfazer preconceitos sobre o consumo da substância, que, além de ser usada para fins religiosos, também têm usos terapêuticos.

aya2

Fotos: Reprodução Planta Madre

Entre os destaques da mostra estão o documentário “Ayahuasca“, narrado por ninguém menos do que William Burroughs; o longa-metragem ficcional “Planta Madre“, que narra a história de dois músicos argentinos em viagem ao Peru para buscar ajuda do chá amazônico; e o documentário “Takiwasi: House of Healing” que mostra o trabalho do centro de pesquisa Takiwasi, no Peru, que mistura xamanismo com técnicas de psicologia para tratar pacientes com depressão e dependência química.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os incríveis cartazes que ilustram o signo regente do ano segundo o horóscopo chinês