Fotografia

Como Robert Mapplethorpe usou a fotografia para quebrar tabus [NSFW]

por: Redação Hypeness

O fotógrafo americano Robert Mapplethorpe é um dos grandes do século 20. Sem jamais abandonar a precisão técnica e estética, e sempre equilibrando como um mestre o discurso e a força imagética em suas fotos, Robert trabalhou ampliando os limites do erotismo, da afirmação das identidades de gênero e orientações sexuais, expondo a beleza daquilo que por muitos era – terrivelmente ainda é – considerado simplesmente escandaloso.

Robert Mapplethorpe Robert Mapplethorpe

Identificado também como o eterno parceiro (de trabalho e vida) da cantora e poeta americana Patti Smith, Robert tornou seu trabalho célebre ao retratar extremos: o underground do sadomasoquismo na Nova Iorque da década de 1960 e 1970, a cena homossexual (em trabalhos de intensa carga erótica) e, ao mesmo tempo, flores poéticas e cândidas e celebridades diversas, como Andy Warhol, Richard Gere, Peter Gabriel, além da própria Patti, entre muitos outros.

mthorpe29

mthorpe28

mthorpe27

mthorpe26

mthorpe25

mthorpe24

mthorpe23

mthorpe21

mthorpe20

mthorpe19

mthorpe18

mthorpe17

mthorpe16

mthorpe15

mthorpe14

mthorpe13

mthorpe12

mthorpe11

mthorpe10

mthorpe9

mthorpe8

mthorpe7

mthorpe6

mthorpe5

mthorpe4

mthorpe3

mthorpe2

Robert morreu no dia 09 de março de 1989, por complicações derivadas do HIV. Seu trabalho, no entanto, se refresca ano após ano, mostrando-se mais forte, mais pungente e vital, revelando o quanto seu olhar sobre tais temas apontava para um futuro ainda por vir – mais livre, aberto e autêntico.

Robert e Patti Robert e Patti

© fotos: Robert Mapplethorpe

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo capta o brilho e a beleza dos habitantes de Moçambique