A maconha está ligada a milhões de detenções pelo mundo. Na Califórnia, onde o consumo da erva é permitido para uso medicinal, Damian Marley vai aproveitar uma prisão estadual para criar uma plantação de maconha de mais de 7 mil metros quadrados.
O filho mais novo de Bob Marley está investindo no mercado da maconha nos Estados Unidos: há duas semanas ele inaugurou, em Denver, um dispensário, espécie de loja relacionada à ganja, que também tem plantação própria, de cerca de 300 metros quadrados – praticamente uma estufinha no armário em comparação à “fazenda” da Califórnia.
Damian em sua plantação no Colorado (Foto: Mark Sink)
Criado em parceria com a Ocean Grown Extracts, especialista na produção de óleos canábicos, o empreendimento deve colher a primeira safra no início de janeiro. A prisão abandonada foi comprada por 4,1 milhões de dólares, o que ajudou a cidade de Coalinga a aliviar sua dívida pública.
Além disso, a expectativa é que o local crie cerca de 100 empregos diretos, ajudando a economia de uma região que vem sofrendo com uma seca histórica, além de gerar uma receita anual de 1 milhão de dólares em impostos a serem recolhidos pela prefeitura.

O mercado da maconha nos Estados Unidos pode estar prestes a uma pequena revolução; em novembro, os cidadãos de cinco estados (Califórnia, Arizona, Maine, Massachusetts e Nevada) votarão um referendo para legalizar também o uso recreativo, como já é permitido no Colorado. Já os de Arkansas, Florida, e Dakota do Norte serão consultados sobre permitir o uso medicinal da erva.

Fotos sem crédito: Reprodução/Internet