Arte

‘Divinas Divas’: documentário celebra primeira geração de travestis brasileiras

por: Redação Hypeness

Foi com afeto e admiração que a atriz Leandra Leal se aventurou na direção cinematográfica, com o filme ‘Divinas Divas’. O documentário celebra oito das mais famosas travestis do Brasil, que recentemente completaram 50 anos de carreira nos palcos, em uma história que começou em 1964, no Rio de Janeiro.

Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios debutaram no Teatro Rival, fundado pelo avô de Leandra, Américo Leal, que ainda recebe espetáculos. A estreia do teatro e das travestis coincidiu com o início da ditadura militar e, por isso, foi cercada de temores por conta da censura.

divinas4

Ainda assim, o espaço foi um dos principais ícones da contracultura nos anos 1970 e 1980. Em entrevista ao El País, Rogéria conta que, por causa da perseguição a artistas pelos agentes da ditadura, as travestis ficavam “quietinhas”. “Éramos homens vestidos de mulher, e isso é contravenção suficiente”, afirma a atriz de 73 anos.

Divinas Divas | Divine Divas – Teaser 2016 from DAZA on Vimeo.

O preconceito com as travestis era ainda maior naquela época do que é hoje, mas Américo Leal proporcionou a elas, no teatro, a liberdade que não encontravam para transitar pelas ruas durante o dia. Leandra ainda era adolescente quando começou a frequentar o Teatro Rival ao lado da mãe, Ângela Leal, e viu de perto a primeira geração de travestis brasileiras.

divinas5

É com esse carinho nostálgico que a diretora estreante faz, também, uma ode à mulher. A celebração das oito travestis é a celebração das figuras femininas, das divas inspiradoras e da superação de preconceitos e machismos.

Para levar a produção adiante, Leandra Leal recorreu a uma campanha de financiamento para driblar a rejeição dos patrocinadores. Não só conseguiu bancar o filme, como lotou as sessões no Festival Internacional de Cinema do Rio, no dia 16 de outubro, e recebeu os prêmios do público de melhor documentário e melhor filme de temática LGBTQ. Agora, ‘Divinas Divas’ será exibido na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A estreia comercial está prevista para o primeiro semestre de 2017.

Fotos: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Instagrafite cria ‘circuito do spray’ para aniversário de São Paulo