Roteiro Hypeness

Embarcamos em um tour por docerias de SP e provamos delícias açucaradas variadas

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

Sabadão de sol, ao invés de partir para os exercícios físicos no parque, a gente estava como? Injetando açúcar na veia, porque né…vamos todos morrer mesmo. Isso porque embarcamos na Sweet Flavor Tour, um rolê por docerias de São Paulo, que passa por ao menos cinco endereços e inclui a degustação de vários tipos de sobremesas açucaradas.

A atividade é realizada há três anos pela mesma galera que organiza o Pub Crawl, tour por bares e baladas, conhecido mundialmente. A Savor São Paulo, fundada por Daniel Resende, Kyu Bill e Paula Castanho, é quem encabeça os tours gastronômicos pela cidade, que convenhamos, reúne um mundo de sabores em seus quarteirões.  

Funciona assim: em cada local percorrido, o participante ouve um pouco da história de sua fundação e cultura, além de degustar o que o estabelecimento oferece. São sempre, no mínimo, cinco estabelecimentos inclusos, que também podem fornecer aos participantes algum desconto em produtos. O roteiro nem sempre é o mesmo, então pode ser que não seja igual ao nosso. O valor é de R$ 50.

Lição de casa feita, lá fomos nós para o Jardins, rumo a primeira parada do dia, a Diletto. A matriz da sorveteria ocupa uma esquina com picolés, sorvetes de massa e sobremesas, além de um pequeno museu com recordações da marca, como edições especiais dos gelados e um livro infantil com o urso Piccolino, que é mascote da empresa.

No andar de cima provamos os sabores limão siciliano e iogurte, além de poder escolher mais um sabor. Coco da malásia e chocolate belga foram os escolhidos. Todos estavam saborosos, mas o iogurte deles é realmente muito bom.

sweetflavortour-3

tour-docerias-sp-2

sweetflavortour-2

De lá seguimos para a CFC Pâtissier, do chef Caio Corrêa. Com foco em doces franceses, as sobremesas são tão sofisticadas que nem dá vontade de comer, só olhar. Mas, sim, comeria todas com vigor. Lá foi servida uma pequena amostra da Tarte Citron Basilic, tortinha com massa doce de amêndoas e baunilha, com creme de limão aromatizado com manjericão e suspiros. O único problema dela foi o tamanho mesmo.

tour-docerias-sp-8

tour-docerias-sp-11

tour-docerias-sp-9

A próxima parada foi na Chocolat du Jour, na rua Haddock Lobo. É daqueles lugares tão finos que dá medo de quebrar alguma coisa e ter que pagar com prestações vitalícias. Me senti literalmente dentro de uma dourada caixa de bombons. Focada no cacau brasileiro, ali reluz uma porção de opções para chocólatras dispostos a colocar a mão no bolso por esse amor.

sweetflavortour-8

Preciso ressaltar que uma das coisas mais interessantes que vi na loja foi o chá de chocolate,  infusão produzida com a amêndoa torrada do cacau do Pratigi. O cheiro é fantástico, mas não rolou degustação dele, e sim do cacau 70%, da pipoca coberta com chocolate e de uma pastilha de chocolate sabor limão, que é incrível. A loja vende brigadeiros, presentes, snacks e uma variedade de chocolates.

Publicidade

sweetflavortour-10

sweetflavortour-11

Perto dali está a Paradis, minha parada favorita deste passeio. A patisserie está focada em um doce que faz com muito primor: macarons. Sério, é irresistível olhar a vitrine cheia de cores e não entrar para provar um. Mas melhor do que o visual foi o sabor mesmo. Os macarons derretem na boca e com desconto de 20% eu acabei levando alguns para me deliciar em casa. No passeio provei de banana com Nutella e caramelo com flor de sal, e comprei de blueberry, de maçã verde e de amêndoas. Todos deliciosos, mas o de amêndoas e caramelo ganharam meu coração, meu “like”, meu cartão de crédito.

sweetflavortour-20

sweetflavortour-19

A penúltima parada dessa tarde doceira foi na Bolo e Bule, um endereço charmoso que, como diz o nome, é especializado em bolos caseiros, daqueles sem frescura, e chás. O ambiente foi planejado para lembrar uma casa de vovó e o cheirinho pelo ar não nega essa sensação. Provamos um bolo de chocolate com chá de menta, misturinha boa. Entre os sabores mais “diferentões” está a massa de vinho branco com framboesa e limão com sementes de papoula. A loja também vende cupcakes, confeitos e pães da Mr. Baker.

sweetflavortour-24

tour-docerias-sp-23

Final do dia chegando e do passeio idem, fomos dar uma quebrada nessa doçura toda no Nespresso Expertise Center, que meu colega Paulo Moura já visitou e contou tudo aqui.

Resumindo, é um espaço dedicado à disseminação da cultura do café. Depois de saber mais sobre esse grãozinho mágico e conhecer algumas de suas variações, provamos um café bem forte que é degustado juntamente com um chocolate. Para a nossa sorte, nesse dia também rolou um drink feito com Curaçao Blue e café. Por incrível que pareça, deu certo, mas pelo azulão aí – que não agrada a todos os paladares -, já aviso que pode ser meio enjoativo.

tour-docerias-sp-32

sweetflavortour-28

Se encerra nosso dia com saldo positivo (a barriga ficou positiva também), depois de três horas e meia com uma equipe atenciosa, simpática e animada. Conhecemos lugares diferentes, deu pra ter um gostinho do que cada casa serve e tem como especialidade. Para os gringos esse passeio certamente funciona muito bem, porque dá para provar um pouco do que há de açucarado por aqui. Quem ainda conhece pouco da região ou da cidade, também recomendo. E vamos andar mais a pé, por favor! Você vai ter novas descobertas e ainda queima as calorias do que consumiu. 😉  

sweetflavortour

sweetflavortour-12

tour-docerias-sp-13

tour-docerias-sp-16

tour-docerias-sp-18

sweetflavortour-21

tour-docerias-sp-24

tour-docerias-sp-22

tour-docerias-sp-27

tour-docerias-sp-31

sweetflavortour-31

Reservas do passeio neste link.

Todas as fotos © Brunella Nunes & Fábio Feltrin

faixa_roteiro

Publicidade Anuncie


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.


X
Próxima notícia Hypeness:
Chernobags: as pessoas estão enlouquecendo com as bolsas ‘Crocs’