Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Gabriela Shapazian, uma paulista de 16 anos, tomou uma decisão que surpreende pela pouca idade. Ao contrário dos colegas de classe, ela não irá fazer as provas do Enem nem de nenhum vestibular. Gabriela resolveu se dedicar à um projeto muito especial.
Em novembro, irá viajar para a Europa para ajudar na crise dos refugiados. E já é a terceira vez que a jovem vai até a Grécia como voluntária, onde migrantes chegam de barco vindo de inúmeros países, principalmente da Síria e Afeganistão.
Dessa vez, Gabriela planeja passar 50 dias no país, para na sequência seguir para Calais, na França, que se tornou o maior campo de refugiados da Europa. Para ajudar a custear as viagens, ela e sua mãe, a jornalista Kety Shapazian, criaram o projeto “Flores para Refugiados”, onde vendem arranjos num armazém na Vila Madalena, em São Paulo.
Na última viagem, em junho deste ano, Gabriela conta que fazia de tudo, desde receber os barcos que estavam chegando, preparar comida para distribuir para os refugiados e separar roupas para doação, até simples gestos como dar um abraço nos recém-chegados.
“Eu acordava bem cedo e ia direto para dentro d’água, bem na linha de frente. Ajudava todo mundo a sair, principalmente mulheres, idosos, crianças. E às vezes dava 10 da noite e eu estava fazendo sanduíches.”, contou a adolescente.
Agora, entre os planos da jovem para o futuro, está voltar para a Europa em 2017 em uma quarta missão voluntária e cursar Psicologia em 2018. “Com a Psicologia, eu vou conseguir ter um contato maior com as pessoas”, explicou a pequena Gabriela, que tem apenas 1,55 de altura, mas um coração do tamanho do mundo.
Imagens © Arquivo pessoal
Publicidade
Quem disse que a síndrome de Down é um empecilho para que alguém se desenvolva plenamente e possa se destacar em sua...
Neetu Sarkar tinha apenas 13 anos quando sua família decidiu casá-la com um homem 30 anos mais velho e com...
Quando a mídia se propõe a falar sobre a África, geralmente o que vemos são histórias tristes de pobreza, fome e...
Atenção, São Paulo: em abril de 2016 acontece o primeiro festival 4:20 para a celebração da maconha no Brasil. Com...
Os cabelos brancos de Luísa Valencic Ficara contrastaram com a juventude dos colegas durante sua formatura. Nascida...
Em 1939, a atriz britânica Olivia de Havilland recebia a primeira de suas cinco indicações ao Oscar - por sua...
As guerras fazem vítimas em sentidos tão profundos e diversos, que muitas vezes algumas delas são sequer lembradas,...
Joilson Santos de 54 anos é pedreiro e vive em Feira de Santana, na Bahia. Em março deste ano, ele passou a encontrar...
Hoje, no Dia Internacional do Orgulho LGBT, a Coca-Cola se aproveitou de uma frase muito utilizada - e de teor...