Imagine viver em uma casa num formato pouco convencional, sustentável e ainda à prova de terremoto. Imaginou? Pois isso já é possível. A responsável por esta façanha é a empresa romena Biodome Systems SRL.
As casas em formato de cúpula (ou dome) parecem ter saído de algum filme de ficção científica e vêm em 20 modelos diferentes. Suas armações de metal e paredes de pedra são extremamente versáteis e estruturalmente sólidas e boas para o meio ambiente.

Mas como pode algo tão legal ser bom para a mãe natureza? O gerente de projetos Reamus Gall explicou site Distractify:
“Domes geodésicos são extremamente fortes devido à sua superfície triangulada omni que fornece uma estrutura inerentemente estável … Eles têm uma resistência natural a fatores externos como terremotos de até 8,5 na escala Richter, ventos de até 320 km / h devido à forma aerodinâmica e cargas de até 20 toneladas por ponto de estrutura“.

Além disso, estas casas também são uma ótima solução térmica que permite ficar fresco no verão e quente no inverno, com consumo mínimo de energia.

Como as áreas de superfície das cúpulas são muito menores do que as estruturas habitacionais tradicionais, são capazes de sustentar melhor temperaturas, isso é, o ar quente (ou frio) é preso mais facilmente em casa. A iluminação natural e ganhos solares durante todo o dia ajuda na conta de luz e a utilização de placas magnéticas nos painéis de vidro da cúpula ajuda a minimizar as cargas de energia térmica.


Todas as fotos © Biodome Systems SRL