Um dos mais populares jogos adivinhatórios do mundo, existente há mais de 5 séculos, o tarô possui em cada carta, seu nome e imagem um sentido simbólico e metafórico profundo, a ser utilizado como base para a previsão do futuro de quem tira as cartas. Cada carta e a imagem que a estampa são parte do caminho para essa interpretação. Dessa forma, as artes das cartas de tarô são as mais variadas possíveis, de acordo com sua região de origem, podendo ser clássicas ou até temáticas. Se você pensou em um tema, é provável que já exista um baralho de tarô ilustrado com tal assunto.

A artista Amanda Lee, responsável pela loja Last Craf Design, no entanto, inovou radicalmente no tarô temático que criou. Suas cartas são ilustradas com artistas ícones do rock, ligados ao punk, pós-punk e new wave. Nomes como Nina Hagen, Nick Cave, Grace Jones, Morrisey, Robert Smith, John Lydon, Cindy Lauper e Siouxsie Sioux substituem imagens tradicionais como a imperatriz, o louco, o julgamento, a morte ou a torre.


O tarô New Wave pode ser adquirido pela internet e, com o sucesso do seu lançamento, uma nova versão foi criada, trazendo ainda mais nomes, como Duran Duran, Blondie, Talking Heads, Jesus & Mary Chain e INXS, entre muitos outros.



Resta saber se a sonoridade, as letras ou a história do artista tirado podem servir também como base para a leitura do futuro. O que significa, afinal, tirar o David Bowie? E o Joy Division ou o Pet Shop Boys? E a Cindy Lauper, o que quer dizer?





© fotos: divulgação
Recentemente o Hypeness mostrou um tarô ilustrado com figuras do imaginário nordestino. Relembre.