Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quem fuma ou já fumou cigarros na vida sabe o quanto largar o vício pode ser uma dura missão. Há os que usam chicletes de nicotina, adesivos para suprir a dose, terapias intensas, remédios ou mesmo os que param a seco – seja qual for o método, essa tarefa não costuma ser fácil, e toda ajuda pode ser bem vinda. Uma nova pesquisa, conduzida pela publicação científica American Journal of Drug and Alcohol Abuse, sugere uma hipótese literalmente psicodélica: de que drogas alucinógenas, mais precisamente cogumelos “mágicos”, possam ajudar fumantes a largarem o vício.
O elemento em questão na pesquisa se chama Psilocibina, e é o elemento que provoca os efeitos “psicodélicos” do uso dos cogumelos, como alucinações, euforia, alteração nos sentidos e transformações nos padrões de pensamento – a famosa “viagem”. É claro que o método da pesquisa foi muito além de simplesmente tomar os cogumelos para parar de fumar: tratou-se de um processo de quinze semanas, envolvendo 15 fumantes de meia-idade, terapeutas, médicos e técnicas psicológicas. Na quinta semana, uma pequena dose de psilocibina é ingerida; na sétima, uma dose forte. Se quiserem, os participantes puodem tomar uma última dose na semana final.
Um ano depois, dos 15 envolvidos, 10 haviam parado de fumar, alcançando um êxito de em torno de 60%. Para a maioria dos participantes, usar a psilocibina foi uma das grandes experiências de suas vidas. Os resultados, porém, ainda estão sendo estudados, pois para compreender de fato o efeito da droga será preciso conduzir uma outra pesquisa, com os mesmos métodos mas sem o uso dos cogumelos.
O mais interessante está no fato de que o possível efeito das “viagens” sob o hábito de fumar não é químico, mas sim psicológico: tais experiências costumam oferecer questionamentos profundos sobre nossas próprias vidas e escolhas, e nisso estaria a chave para o efeito de uma droga psicodélica – com a devida supervisão e participação de especialistas – sob o vício do tabaco.
Seja como for, será uma opção mais saudável e divertida do que qualquer remédio (incrivelmente tóxico) oferecido para se combater o tabagismo.
© fotos: divulgação
E sempre vale lembrar né? Não tente nada disso sem a supervisão de um médico. Cogumelos podem ser muito venenosos e levar até mesmo à morte.
Publicidade
A Nestlé aposta em um atum vegetariano como nova sensação entre aqueles que não se alimentam de produtos de origem...
Em tempos de internet, tecnologia mobile e vidas agitadas, sofrer de ansiedade é algo cada vez mais comum. Mas e se...
A tecnologia tem nos auxiliado de forma grandiosa no que tange a acessibilidade, sempre de forma simples, mas muito...
Um dos mais populares e estudados sítios arqueológicos da humanidade, o monumento pré-histórico de Stonehenge, na...
O Visual System é um coletivo de artistas de disciplinas variadas, como música, desenho gráfico e programação, e...
A demanda por sanduíches feitos sem ingredientes de origem animal – com carnes preparadas à base de vegetais –...
Todo homem sabe: cortar grama é coisa séria. E um americano levou essa seriedade a níveis extremos. Como? Criando...
O fato de uma indústria melhorar nossa realidade e o mundo em que vivemos por um lado não quer dizer, por outro, que...
Na época dos nossos pais e avós, o hábito de ir à pé para a escola era muito comum. Hoje, em algumas regiões do...