Inovação

Ford cria sistema inovador que reaproveita a água do ar-condicionado e a torna potável

03 • 10 • 2016 às 06:12 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A Ford criou um programa para incentivar seus funcionários a criar novidades capazes de inovar a experiência do motorista. Foram mais de 3500 ideias registradas neste ano, e uma vem chamando a atenção: o projeto que quer reaproveitar a água do ar-condicionado para torna-la potável.

O projeto se chama On-the-Go H20 (algo como “Água durante o caminho”, em tradução livre), e foi criado pelos engenheiros Doug Martin e John Rollinger. Eles se inspiraram em um outdoor colocado em Lima, no Peru, que contava com um dispositivo capaz de condensar moléculas do ar e filtrar a água para distribuir aos moradores locais.

gif

Todo sistema de ar-condicionado expele água extraída do ambiente, e, no caso dos carros, ela costuma evaporar ou pingar no asfalto – você já deve ter visto um veículo ‘pingando’. O objetivo dos engenheiros é que a água deixe de ser perdida, ganhando um propósito.

O capta essa água – um carro em movimento gera cerca de 2 litros por hora com ar-condicionado ligado -, a filtra e armazena para ser servida a partir de uma espécie de bebedouro entre os bancos. O projeto ainda é experimental, e não há previsão de ser incluído nos veículos vendidos pela montadora.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=mxmjdx_Rg_c”]

 screen-shot-09-30-16-at-06-36-pm

Todas as imagens: Reprodução/YouTube

Publicidade

Canais Especiais Hypeness