Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A fotógrafa libanesa Rania Matar trabalhava em um projeto envolvendo mães e filhas no ano de 2014 quando, ao visitar sua terra natal, percebeu um outro assunto, forte, contundente e então pouco explorado e que, apesar de estar debaixo de seu nariz, Matar ainda não havia reparado: as crianças sírias e palestinas vivendo como refugiadas no Líbano. O assunto cresceu de tal forma que rapidamente se transformou em um trabalho autônomo e central em sua carreira.
“A questão [dos refugiados] começou pelo Líbano, e era incrível ver essas crianças pelas ruas. O primeiro garoto que conversei se parecia com meu filho, e tinha a mesma idade, e isso me comoveu profundamente”, ela afirma.
O nome do projeto não poderia ser mais terrivelmente apropriado: Invisible Children, ou Crianças Invisíveis. A ideia é oferecer um rosto humano à crise, indo além do que diz a mídia, as estatísticas, a guerra e as ideias sobre terrorismo e invasão.
Pelos últimos dois anos Rania continuo voltando ao Líbano para retomar ou conquistar essas relações. Através de uma aproximação franca e afetuosa, ela consegue criar uma conexão humana, através da qual a artista tenta registrar a personalidade das pessoas fotografadas.
“No fim, são crianças que querem ser escutadas, que prestem atenção a elas. Estamos largando-as nas ruas ao invés de oferecermos educação, isso é que é terrível. Já é o segundo ano que essas crianças estão nas ruas, e não nas escolas”, afirma Rania.
Todas as fotos © Rania Matar
Recentemente o Hypeness mostrou os refugiados que estão oferecendo cursos de idioma e cultura em São Paulo. Relembre.
Publicidade
Sabe o que acontece quando dois jovens decidem levar seu professor da escola a um show de rock? Em 17 de junho de 1978,...
"É ela" - é assim que Angelo Merendino descreve a sensação que teve ao conhecer Jennifer, a mesma que seu pai...
Especialistas garantem que as décadas de 1960 e 1970 foram as mais frutíferas no universo da música. No auge do...
2020, além de ser o ano do cancelamento, ficará marcado para sempre na história como o ano da tomada de consciência...
Todo mundo os tem: dias de escritório que passam sem grandes novidades ou adrenalina, dias em que a rotina toma conta...
O fotógrafo Lukas Holas é um apaixonado por animais: sua paixão é tanta que ele resolveu abdicar das cores da...
Você já deve ter se deparado com fotografias cheias de movimento, mas certamente ainda não viu nada igual a este...
Cada imagem é pensada, preparada, capturada e editada para refletir os sentimentos do fotógrafo italiano Giulio...
A mulher negra é ainda uma das maiores vítimas de violência doméstica, possuem salários menores e apresentam...