Debate

Garoto afro-americano que tinha medo de policiais cria movimento pra fazer amizade com um por dia

por: Redação Hypeness

Engana-se quem pensa que as crianças não são capazes de compreender e até mesmo participar dos mais sérios (e adultos) dilemas que atravessamos enquanto sociedade – e que, de uma maneira ou de outra, os atravessam.

Blake Bryant é um garoto afro-americano de Fort Worth, no estado do Texas, nos EUA. O fato de Blake ser negro fez não só com que ele tivesse de enfrentar situações que influenciam diretamente na imagem que faz de si, como que ele nutrisse desde sempre um sombrio medo sobre seu futuro. E o justificado objeto desse temor era nenhum outro que não a própria polícia americana.

blake3

Afinal, Blake cresceu vendo diariamente notícias e histórias de violência extrema por parte da polícia contra a população negra do país (e de que qualquer país). Um dia, em uma conversa transformadora com sua mãe, após revelar esse profundo temor, Blake teve uma ideia simples, direta e, ao mesmo tempo, bela e transformadora: fazer do medo seu amigo.

Sabendo que, como em qualquer corporação, existem os bons e os maus policiais, o plano de segurança de Blake, enquanto uma criança “com a pele marrom”, como ele mesmo diz, foi fazer amizade com eles.

 blake1

Eu criei minha campanha por transformação social entre policiais e crianças afro-americanas. Imaginei que poderia conhecer e ser conhecido por um policial de cada vez”. A campanha foi batizada de F.A.C.T, sigla, em inglês, paraFaça amizade com um policial hoje”.

blake2

Blake criou um perfil no Instagram para seu projeto, e tem recebido diversas mensagens não só de sua cidade, mas de outros pontos do país, mostrando fotos de crianças negras e policiais juntos, como amigos. Sua campanha vem crescendo, e o menino não só tem dado entrevistas sobre a F.A.C.T. como as respostas para sua iniciativa vieram na melhor direção possível: outros policiais agora o reconhecem na rua, o parabenizam, pedem para também tornarem-se seus amigos e tirarem uma foto com ele.

blake5

blake6

O sucesso não lhe subiu à cabeça, e suas pretensões são as melhores possíveis: “Eu sou só um garoto com o sonho de criar uma transformação social na relação entre garotos afro-americanos, adultos e bons policiais”, afirma Blake.

Através de sua sensibilidade, Blake mostrou o problema e uma possível solução, revelando também como um futuro melhor pode ser, ao mesmo tempo, simples e forte – feito as melhores amizades.

blake4

Todas as fotos © Blake Facts Instagram

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após nadar em rio, menina morre vítima de ameba comedora de cérebro; entenda