Debate

Imagens de câmera escondida por brasileiro executado na Indonésia estarão em doc lançado nesta semana

por: Redação Hypeness

Durante 3 anos, o cineasta Marcos Prado, de filmes como Estamira, Paraísos Artificiais e Tropa de Elite, se correspondeu com Marco ‘Curumim’ Archer, brasileiro executado na Indonésia em janeiro de 2015 por tráfico de drogas. Eles estavam filmando a vida de Archer na prisão, para posteriormente lançar um documentário contando a história do brasileiro.

curumim2

O diretor, que conhecia Curumim desde os anos 1980, conta que foi ele quem o procurou com a ideia do filme. Foi ideia do Archer. Ele achava sua vida espetacular e queria contá-la para o mundo”, disse.

O cineasta comprou então os direitos da história, e depositava uma quantia mensal para Archer, que conseguia sacar o dinheiro dentro do próprio presídio e o utilizava para comprar produtos de uso pessoal e também para subornar alguns policiais. Foi dessa maneira, inclusive, que ele conseguiu manter a câmera escondida lá dentro.

infochpdpict000061958308

A ideia dos dois era de criar um filme em três atos: a vida do instrutor de voo livre no Brasil, o dia a dia na prisão de segurança máxima e o que viria depois, já que ambos acreditavam em uma redenção.

captura-de-tela-2016-10-11-as-14-41-28

“Eu estava pronto para passar anos com esse projeto. Em 50 anos, eles só tinham executado cinco estrangeiros, mas a maioria da população era a favor da pena de morte, e a pressão sobre o presidente indonésio foi grande.”, explicou Prado.

poster_curumim_cadeia_2000px

O documentário estreia esta semana, no Festival do Rio, e chega aos cinemas de todo o país no dia 3 de novembro.

Imagens © Marcos Prado/Divulgação

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto garante por lei presença de animais em condomínios; entenda