Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O racismo é parte tão profunda da relações sociais e de classe no Brasil, que é possível reconhecer suas sua presença até mesmo em relações das mais puras, como entre duas crianças amigas.
O vídeo publicado pela mãe Sandri Sá mostra exatamente como nasce e se afirma tanto os padrões racistas como o sentimento de exclusão e a ferida na auto estima daqueles que sofrem com o racismo e a ignorância alheia. O vídeo mostra o choro da filha de Sandri depois que uma amiga lhe disse que seu cabelo “pra cima” era feio.
No vídeo, a mãe refuta com contundência a razão daquelas lágrimas, lembrando à filha sua beleza e o erro da amiga. Além do vídeo, no entanto, Sandri também publicou um texto, pelo qual aprofunda um pouco no exemplo que o vídeo ilustra sobre o dia a dia de ser negro em país como o Brasil – e é impossível não sentir o coração apertar diante de uma dor tão sem cabimento e, ao mesmo tempo, tão franca quanto a que a filha de Sandri expõe.
“Um pouco da experiência de ser preta e ter filhos pretos que, por mais que falamos, exaltamos a autoestima deles, tem horas que eles simplesmente desabam e isso corta a minha alma. Estou com meus olhos cheios de lágrimas de ver e ouvir o sofrimento da minha filha. Eu tenho que me manter forte para protegê-los de uma sociedade preconceituosa em que uma criança de 5 anos chora por ser preta e sua mãe a ensina a se aceitar. A Júlia não tem culpa, talvez seja o que ouve ou aprende”.
Por fim, Sandri conclui com o pedido mais franco e direto possível, a quem realmente pode interferir na manutenção de tais horrores: os pais. “Por favor, não deixem que seus filhos sejam esse tipo de criança que não respeita a raça e mais tarde não vão respeitar o homossexual, espírita, evangélico, preto e assim por diante“. Responder à Sandri é o mínimo para qualquer futuro melhor que se espere para o Brasil. Pelo vídeo que Sandri depois postou, ao menos a alegria de sua filha parece ter se restaurado, trazendo assim de volta a certeza de que a esperança desse país está diretamente ligada à felicidade de qualquer criança, de qualquer cor ou origem.
© fotos: reprodução
Publicidade
Na última segunda-feira (24), completou-se uma semana de confinamento no "BBB22" . Apesar de as coisas estarem em casa...
As políticas do Airbnb são bem claras quanto a não aceitar discriminação de qualquer tipo entre anfitriões ou...
O humorista Paulo Vieira, usou as redes sociais, nesta quarta-feira (15), para desabafar sobre a decisão da TV Globo...
A onda de protestos causada pelo assassinato de George Floyd em Minnesota, nos Estados Unidos, pelas mãos de um...
Você conhece a Figueira das Lágrimas? Muita gente talvez não conheça a árvore de 200 anos que participou de...
O assassinato de George Floyd, asfixiado pelo joelho do policial branco Derek Chauvin, provocou fúria na comunidade...
Tropeçar em um grande vômito de baleia pode ser como encontrar um verdadeiro tesouro de milhões de dólares - é...
Uma reportagem da BBC mostrou como o machismo estrutural opera na ciência. A matéria, chamada 'Novas pesquisas...
O pastor evangélico Huber Carlos Rodrigues morreu, na última sexta-feira (22), em decorrência de complicações...