Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não são poucos os grandes avanços tecnológicos, que podem efetivamente fazer do mundo um lugar melhor, que acabam impedidos ou ao menos desestimulados por questões ou interesses financeiros.
Um bom exemplo é o uso de energia renovável em âmbito doméstico: instalar painéis fotovoltaicos no telhado de sua própria casa pode custar mais de 20 mil reais. A jovem americana Maanasa Mendu não só não se deixou intimidar seu projeto pela barreira financeira, como decidiu por dribla-la, criando ela mesma uma maneira de extrair energia do vento e da chuva por apenas 15 reais.
Aos 13 anos de idade, Mendu utilizou um material piezoelétrico para transformar a vibração da chuva e do vento em energia. Essa tecnologia se vale da capacidade de alguns cristais de gerar tensão elétrica em resposta a uma pressão mecânica – como por exemplo as gotas de chuva ou a força do vento.
Com sua invenção Mendu não só economizou milhares de dólares como também venceu o desafio de Cientistas Jovens da 3M, sendo eleita a melhor cientista jovem dos EUA.
A máquina de Mendu – que foi aprimorada com a ajuda da engenheira Margaux Mitera, sua mentora científica – pode ser produzida por apenas 5 dólares. A ideia de cria-la, no entanto, não se deu somente para aliviar o peso em seu próprio bolso, mas após uma visita que a jovem fez à Índia.
Espantada em enxergar a dura realidade do país, no qual um grande número de pessoas não possuem acesso à energia elétrica, Mendu entendeu que precisava desenvolver algo funcional e acessível.
O prêmio lhe trouxe também um incentivo de 25 mil dólares, que serão utilizados para desenvolver uma versão comercializável de sua máquina. Pelo visto, o futuro próspero de Mendu pode significar também um futuro melhor para todos nós.
© fotos: divulgação
Recentemente o Hypeness mostrou que Portugal conseguiu alimentar por 4 dias o país inteiro somente com energia renovável. Relembre.
Publicidade
A convite da Samsung, o Hypeness marcou presença no Mobile World Congress, o maior evento de dispositivos móveis do...
O ano de 2015 registrou o menor número de mortes de ciclistas no trânsito de Londres nos últimos anos: oito, contra...
A rede de fast-food Burger King resolveu se alinhar com tendências atuais e desafiar o impossível: criar uma versão...
Como se já não houvesse exemplos de gordofobia de sobra nesse mundo (como falamos aqui, aqui, aqui e aqui), a gente...
A agência DDB México criou uma ação para o Terra muito criativa e com benefícios para a sociedade. Jogando as...
Uma história arrebatadora, foi isso que senti quando terminou o vídeo. Stacey Kramer oferece uma comovente,...
Unindo o rentável ao sustentável, a rede McDonald’s na Suécia decidiu transformar 55 lanchonetes em pontos de...
No Egito, de um simples buraco é capaz de emergir um enorme pedaço da história – muitas vezes literalmente....
O Hypeness foi convidado para uma viagem de imersão ao Vale do Silício, em São Francisco (CA), nos Estados Unidos....