Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Milhões de mulheres se uniram em outubro, para realizar uma greve geral na Polônia contra o projeto de lei que visa proibir definitivamente o aborto no país. As mulheres saíram às ruas vestidas de preto em mais de 60 cidades polonesas como uma forma de representar o luto pela perda de seus direitos reprodutivos, em um protesto que ficou conhecido como Black Monday (“Segunda-Feira Negra”, em inglês).
Embora o aborto não seja liberado na Polônia, o procedimento ainda é permitido quando a gravidez é decorrente de um estupro ou incesto, quando há risco para a vida da mulher ou em casos de risco de danos irreversíveis para o feto. Com a nova legislação, no entanto, apenas gestações que representem um risco para a mãe poderão ser interrompidas.
Foto via
A lei prevê ainda que todos os tipos de aborto que não se enquadrem nessa especificação se tornem crime, com pena de até cinco anos para as mulheres que decidirem interromper a gravidez. Além destas, os médicos responsáveis pelos procedimentos também poderão ser processados e detidos por três anos.
O projeto foi submetido ao Parlamento polonês após ser assinado por mais de 100 mil apoiadores no país, embora pesquisas recentes apontem para um apoio de apenas 11% da população. Segundo os críticos, a mudança poderá fazer ainda com que mulheres que tenham sofrido um aborto natural sejam investigadas para averiguar se não teriam provocado o aborto.
Foto via
Em oposição à lei, as mulheres contrárias ao projeto decidiram não trabalhar e não ir à escola nesta segunda-feira. Segundo a BBC, o protesto foi inspirado por uma greve semelhante realizada na Islândia em 1975, quando as mulheres pararam de trabalhar por um dia pela igualdade de gêneros.
Foto: EPA
Foto © KACPER PEMPEL / Reuters
Publicidade
Gal Gadot deu um ultimato para a Warner Bros. e ameaçou deixar de atuar como Mulher-Maravilha caso Brett Ratner,...
Imagine ir para um primeiro encontro na casa de alguém que você nunca viu e, de repente, não poder sair de lá por...
A cena é corriqueira e aparentemente inocente: na hora de pagar por uma compra realizada, por exemplo, em uma...
O Brasil nunca teve a cultura de TVs públicas. Além da Cultura, é difícil que os meios de comunicação estatais...
A atriz Andréa Beltrão deu um depoimento forte ao "Fantástico" sobre questões do corpo feminino. A estrela da...
Existe um consenso que diz que, no mercado de trabalho brasileiro as empresas de delivery não oferecem boas...
Andressa Alves joga no Barcelona desde 2016. Antes disso, jogou na França, Estados Unidos e diversas equipes...
Criado em 2013, o Bloco Soviético não resistiu ao cenário político hostil que toma conta do Brasil. Fundado por...
A cantora Melanie Martinez, famosa entre o público adolescente no Brasil e no mundo, foi acusada pela ex-melhor amiga,...